Editora Rede Unida no esquenta do 14º Congresso: SETE NOVOS LIVROS DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA VIRTUAL

06/09/2020 | Notícias | 0 Comentários

O segundo semestre de 2020 nem bem começou e a Editora Rede Unida já desencadeou o esquenta para o 14º Congresso Internacional, com diversos lançamentos. Foram lançadas três novas séries, reforçando a diversidade epistêmica e as novas perspectivas de pensamento que atravessam a formação e o trabalho em saúde no campo editorial.

A Série Pensamento Negro Descolonial<https://editora.redeunida.org.br/serie/pensamento-negro-descolonial/>apresenta produções autorais com narrativas de intelectuais, em sua maioria de pesquisadoras(es) negra(os), tendo como centralidade a insurgência de epistemologia e metodologias negras no campo das ciências humanas e da saúde. A série foi lançada com o primeiro livro já publicado. Trata-se de “Epistemologias e metodologias negras, descoloniais e antirracistas”<https://editora.redeunida.org.br/project/epistemologias-e-metodologias-negras-descoloniais-e-antirracistas/>, uma coletânea com 11 artigos , organizada pelos professores Míriam Cristiane Alves e Alcione Correa Alves. No seu conjunto, os capítulos reunem diferentes perspectivas teóricas e políticas em torno do antirracismo, cujos deslocamentos, desdobramentos e agenciamentos epistêmicos estimulam reflexões sobre usos e interpretações de matrizes do pensamento negro, assim como sobre a necessidade de formação de novas redes intelectuais na produção do conhecimento.

Já a Série Educação Popular & Saúde<https://editora.redeunida.org.br/serie/educacao-popular-saude/>é destinada à publicação de textos autorais com narrativas, ensaios teóricos e empíricos, pesquisas, relatos reflexivos e analíticos de experiências, assim como reflexões com diversidade de linguagens, no âmbito da saúde, das políticas públicas, da educação e do trabalho em saúde e dos movimentos sociais. Estreou em grande estilo, com quatro livros já disponíveis, sendo eles “Integralidade e equidade no cuidado à população transexual: conceitos e orientações básicas”<https://editora.redeunida.org.br/project/integralidade-e-equidade-no-cuidado-a-populacao-transexual-conceitos-e-orientacoes-basicas/>, organizado por Bruna Chaves Lopes, João Pedro Langaro e Stefani Schmitt; Educação popular e saúde: o cuidado em saúde com o uso de plantas medicinais na cultura indígena Kaiganghttps://editora.redeunida.org.br/project/educacao-popular-e-saude-o-cuidado-em-saude-com-o-uso-de-plantas-medicinais-na-cultura-indigena-kaigang/; Educação popular, equidade e saúde: dispositivos pedagógicos e práticas lúdicas de aprendizagem na saúde: a caixa de ferramentas nas relações de ensino e aprendizagem<https://editora.redeunida.org.br/project/educacao-popular-equidade-e-saude-dispositivos-pedagogicos-e-praticas-ludicas-de-aprendizagem-na-saude-a-caixa-de-ferramentas-nas-relacoes-de-ensino-e-aprendizagem/>, organizado por VanderléiaLaodete Pulga, Vera Lúcia de Azevedo Dantas, Osvaldo Peralta Bonetti, EtelMatielo e Alcindo Antônio Ferla;  e Dialogismo e arte na gestão em saúde: a perspectiva popular nas cirandas da vida<https://editora.redeunida.org.br/project/dialogismo-e-arte-na-gestao-em-saude-a-perspectiva-popular-nas-cirandas-da-vida/>, organizado por Vera Lúcia de Azevedo Dantas.

A Série Saúde & Semiárido, a segunda série regional da Editora Rede Unida, foi lançada e o primeiro livro está no prelo. Aguardem.

Nas séries existentes, também foram lançados diversos livros. Um destaque ao mais recente lançamento da Série Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde<https://editora.redeunida.org.br/serie/micropolitica-do-trabalho-e-o-cuidado-em-saude/>, denominadoRe-existir na diferença<https://editora.redeunida.org.br/project/re-existir-na-diferenca/>, organizado por Emerson Elias Merhy e Ricardo Luiz Narciso Moebus e com prefácio de Ailton Krenak.

O livro “Já viste como chora uma cerejeira? Passos para uma antropologia da esquizofreniahttps://editora.redeunida.org.br/project/ja-viste-como-chora-uma-cerejeira-passos-para-uma-antropologia-da-esquizofrenia/,do antropólogo espanhol Ángel Martínez Hernáez, é o mais novo lançamento da Série Saúde Coletiva e Cooperação Internacional <https://editora.redeunida.org.br/serie/saude-coletiva-e-cooperacao-internacional/>.

Na Série Saúde & Amazônia<https://editora.redeunida.org.br/serie/saude-amazonia/>o lançamento recente é o livro Saúde indígena: práticas e saberes por um diálogo intercultural<https://editora.redeunida.org.br/project/saude-indigena-praticas-e-saberes-por-um-dialogo-intercultural/>, organizado por Júlio Cesar Schweickardt, Joana Maria Borges de Freitas Silva e BahiyyehAhmadpour.

Nas próximas semanas, novos títulos estarão à disposição das pessoas interessadas na Biblioteca Virtual da Editora Rede Unida<https://editora.redeunida.org.br/>. E, na programação do 14º Congresso Internacional da Rede Unida, teremos diversos lançamentos, com debates e rodas de autores e temas relevantes. Não perca.

Você já sabe, mas não custa lembrar. Os livros da Editora Rede Unida são de acesso aberto, sem custos adicionais para os leitores. Para a sustentabilidade da iniciativa, são feitas parcerias com organizações e projetos para a publicação de novos títulos e a campanha “e-livro, e-livre”<https://editora.redeunida.org.br/quero-apoiar/> de sustentabilidade da editora recebe a contribuição das pessoas interessadas em apoiar nossa iniciativa. Contribua, acesse e cite as publicações da Editora Rede Unida nas suas produções técnicas e científicas.

Compartilhe:


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

A Revista Saúde em Redes está de cara nova!

A Revista Saúde em Redes está de cara nova!

A Revista Saúde em Redes está de cara nova! 📘 O décimo volume da nossa revista chega trazendo um novo layout, visando tornar mais agradável a experiência de navegar pelos nossos artigos. 📄 Com publicação em fluxo contínuo, a edição atual já conta com...

ler mais
Editora Rede Unida no 73º CBen

Editora Rede Unida no 73º CBen

Conselho Nacional de Saúde e Editora Rede Unida lançam livros do controle social no 73º CBen Membros do Conselho Nacional de Saúde e da Editora Rede Unida estiveram no evento mais relevante da enfermagem brasileira para o lançamento de 14 livros. Nessa sexta-feira,...

ler mais