A revista Saúde em Redes (ISSN 2446-4813) completou cinco de existência, com muitos esforços solidários e comemorações. Desde o lançamento, em 2015, mantemos a regularidade da publicação, já com 20 números publicados e 6 suplementos temáticos. Pelas páginas da revista, circularam temas relativos ao ensino da saúde, à formação e ao trabalho, às políticas públicas e de saúde. Mas passam também sonhos de publicação das primeiras produções científicas, já que a revista tem muitos autores jovens e estimula o compartilhamento de saberes em meio aberto. O conhecimento é construído socialmente e assim é compartilhado nas nossas páginas. A escrita científica é aprendizagem e se aprende fazendo, por isso apostamos em novas autorias. Ou seja, as bases teóricas do campo da gestão da educação e do trabalho acumuladas nos anos de existência da Rede Unida estão traduzidas nas políticas editoriais, para a revista e na biblioteca digital da Editora.
Agora, na preparação do 14º Congresso Internacional da Rede Unida, após a publicação do Suplemento “O território COnVIDa a reexistir: ensaios e narrativas sobre respostas à pandemia nos pontos de atenção nos territórios onde a vida acontece”, percebemos que havia um novo motivo forte de comemoração: já foram mais de 130 mil acessos aos artigos publicados, diretamente no site da revista! É um volume expressivo em si, mas o efeito é maior. Se considerarmos todas as bases de indexação da revista, que também disponibilizam os artigos na íntegra, e o fato de que as publicações da Editora são de livre acesso, ou seja, também estão disponíveis nas bases de conhecimento de diversas instituições e plataformas de compartilhamento da produção científica, nossos artigos estão com uma circulação enorme!. E os dados de acesso demonstram tendência de crescimento. Só em 2020, já temos mais de 120 artigos submetidos à avaliação, com quase 3 mil usuários cadastrados e mais de 500 avaliadores ativos. É uma enorme rede de solidariedade, trabalho compartilhado e afetos. Balbúrdias da ciência e da tecnologia, produzindo e compartilhando!
Para comemorar essa marca, selecionamos os 25 artigos mais acessados no período e os autores e autorasestão recebendo um certificado de agradecimento. É nossa forma de compartilhar essa conquista, agradecer a confiança e reconhecer que a revista é, na verdade, feita da conexão de diferentes autorias. Iniciamos o sexto ano com esse patrimônio, onde cada uma das autoras e cada um dos autores é também artífice da nossa revista. Sigamos, solidariamente, produzindo e compartilhando. Se você recebeu o certificado por sua autoria de um dos artigos, nossa homenagem! Siga nos apoiando. Se você tem artigo publicado, saiba que todos os artigos publicados foram muito acessados, mesmo aqueles que publicamos na semana anterior à contagem! Obrigado e seguimos contando com o seu apoio. Submeta artigos, leia os artigos publicados, cite os artigos publicados! Quanto mais visibilidade a revista tiver, mais reconhecimento terá cada um dos artigos que forem publicados. Às pessoas que acessam a revista, nosso agradecimento especial, já que foi graças à confiança de vocês que tivemos o motivo de fazer essa festa!
E não esqueçam da campanha “e-livro, e-livre”, de financiamento solidário da Editora Rede Unida. Queremos seguir disseminando conhecimentos singulares, temas relevantes e produzindo autorias em parceria, sempre de forma solidária e colaborativa.
VEJA OS ARTIGOS MAIS ACESSADOS:
Parabéns pela resistência!
Mesmo em meio a tanta truculência e dificuldades, a Rede Unida é uma referência para todos os profissionais de saúde!