Novos Autores

Novos Autores

´Novos Autores’ é um estímulo e um convite. Aqui reunimos obras, textos e artigos de estudantes e jovens pesquisadores, uma oportunidade de conhecer e se tornar conhecido. Se você é um novo autor e deseja publicar, entre em contato ou procure conhecer nossas chamadas para manuscritos.

  • Saiba mais
    ALCINDO ANTÔNIO FERLA
    Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é Professor Associado da Escola de Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no Curso de Bacharelado e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Também atua como pesquisador no Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Social da Universidade Federal do Pará, como pesquisador visitante sênior do Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz/FAPEAM e como professor e pesquisador visitante na Alma Mater Studiorum - Università Di Bologna / Centro de Saúde Internacional e Intercultural. Líder do Grupo de Pesquisas Rede Internacional de Políticas e Práticas de Educação e Saúde Coletiva (Rede Interstício).
  • Saiba mais
    EMERSON ELIAS MEHRY
    Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2002) e livre-docência em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2012).
  • Saiba mais
    GABRIEL CALAZANS BAPTISTA
    Graduado em Psicologia com ênfase em Saúde Coletiva e Direitos Humanos. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Possui experiência na área de Planejamento, Monitoramento e Avaliação de Políticas Publicas, Análise Institucional, Educação em Saúde, Educação Permanente, Participação Social e Controle Social. Gabriel é um dos autores do livro "Partecipazione socio-sanitaria e welfare di comunità: esperienze italiane", publicado pela editora em 2018, resultado da cooperação internacional promovida pelo Laboratório Italo-Brasileira de Treinamento, Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva, uma ferramenta de trabalho em uma rede coletiva entre instituições brasileiras e italianas.
  • Saiba mais
    HÊIDER AURÉLIO PINTO
    Hêider Pinto é médico sanitarista e militante da reforma sanitária. Mestre em Saúde Coletiva e Doutorando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi gestor nas três esferas de governo, tendo sido Diretor do Departamento de Atenção Básica, da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde de janeiro de 2011 até março de 2014 e Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde de abril de 2014 até maio de 2016. Neste momento é pesquisador, educador e consultor de instituições, organizações e movimentos de saúde e professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
  • Saiba mais
    JÚLIO CÉSAR SCHWEICKARDT
    Graduado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1990), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (1997), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2000) e doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2009). Pesquisador da Instituto Leônidas e Maria Deane - Fiocruz Amazonas, sendo chefe do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia. Linhas de Pesquisa na área de História da saúde e das ciências, Antropologia da saúde, Políticas Públicas de Saúde, Gestão do Trabalho em Saúde. Coordenador Nacional da Associação Brasileira Rede Unida (2016-2018)
  • Saiba mais
    LAURA CAMARGO MACRUZ FEUERWERKER
    Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2002) e livre-docência em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professora associada da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo do Departamento de Política, Gestão e Saúde, Linha de Pesquisa Política e Gestão. É colaboradora da Linha de Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde da Pós-Graduação de Clinica Medica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No campo da produção do conhecimento, atua principalmente nos seguintes temas: políticas públicas na área da gestão, da produção do cuidado e do trabalho em saúde, educação de profissionais de saúde. Na extensão, desenvolve atividades de apoio à educação permanente e ao desenvolvimento da gestão junto a secretarias municipais de saúde e ao ministério da saúde.
  • Saiba mais
    MADEL LUZ
    Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1962), mestrado em Sociologia - Universite Catholique de Louvain (1969) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1978). Professora titular aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atualmente é colaboradora da UFRGS e colaboradora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFF. Tem experiência na área de Sociologia da Saúde, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando nos seguintes temas: racionalidades médicas, práticas integrativas e complementares em saúde, corpo e práticas de saúde, instituições de saúde , regime de trabalho, produção científica e saúde, biociências e cultura. É lider do Grupo CNPq Racionalidades em Saúde: Sistemas Médicos complexos e Práticas Complementares e integrativas, atualmente sediado no Instituto de Saúde da Comunidade, U.F.F.
  • Saiba mais
    MÁRCIO MARIATH BELLOC
    Psicólogo, Doutor em Saúde Coletiva. Atua nos seguintes campos: antropologia médica, saúde coletiva, saúde mental, psicanálise, arte e experiência urbana. Professor do Mestrado en Salud Mental da Universidad Nacional de Córdoba (Argentina); professor convidado da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Especializació en Salut Mental Col-lectiva da Universitat Rovira i Virgili; professor colaborador da Universitat Oberta de Catalunya
  • Saiba mais
    MARCO AKERMAN
    Professor Titular do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP, desde 2014. Médico (1981) e Especialista em Saúde Pública e Medicina Social (1983) pela Universidade Federal de Minas Gerais; Especialista em Gestão Hospitalar para o Setor Público pela Fundação Getúlio Vargas (1986); Mestrado em Planejamento e Financiamento do Setor de Saúde (1989) e PhD em Epidemiologia e Saúde Pública (1993), pela Universidade de Londres.
  • Saiba mais
    RICARDO BURG CECCIM
    Sanitarista (Especialista pela Escola Nacional de Saúde Pública), Mestre em Educação (Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS), Doutor em Psicologia (Processos de singularização na clínica e na cultura, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e pós-doutor em Antropologia Médica (Universitat Rovira i Virgili, Espanha). Atualmente é Professor Titular na Área de Saúde Coletiva (Departamento de Assistência e Orientação Profissional, UFRGS), responsável pelo Grupo Temático de Educação em Saúde inserido nas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS e de Educação e Cultura da Saúde, entre as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, UFRGS, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino da Saúde (Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, CNPq), coordenador da Comissão de Residência em Área Profissional da Saúde/Multiprofissional (Coremu), UFRGS, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGCol), UFRGS, membro do Comitê Local de Iniciação Científica (Pró-Reitorias de Pesquisa e de Pós-Graduação), UFRGS e do Núcleo Docente-Estruturante do Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva, UFRGS. Desde 2005 conduz o Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde - EducaSaúde, criado na Faculdade de Educação e hoje uma parceria com a Escola de Enfermagem. O EducaSaúde integra os grupos de Pesquisa & Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

CATÁLOGO

NOTÍCIAS

Compartilhe: