Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS)

Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) é um dispositivo da Política Nacional de Educação e Desenvolvimento do Trabalho na Saúde, conhecida como Política de Educação Permanente em Saúde. Com base nela, a Rede Unida, em parceria com o Ministério da Saúde, a OPAS e outras entidades, desenvolve o projeto VER-SUS Brasil, de apoio às iniciativas em todo o Brasil. Estão publicados pela Editora Rede Unida diversos materiais sobre o VER-SUS.

  • Ser, Fazer, Compor VER-SUS: Redes de Afetos e Conhecimentos  
    • A coletânea é composta por 43 narrativas sobre experiências das Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil (VER-SUS/Brasil). Essas narrativas envolveram mais de 130 autores, de diferentes localidades. As narrativas têm diferentes formatos: relatos de experiências, poesias, ensaios visuais, que abordam tópicos sobre metodologias das vivências, participação de atores, contribuição para a formação profissional, além de temas que permeiam a construção do Sistema Único de Saúde, a partir de olhares de versusianos. Os textos foram coletados a partir de uma chamada pública de narrativas. A aposta em incentivar diferentes formatos de produção sobre o VER-SUS teve inspiração no poeta Manoel de Barros: “Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós.” Organização: Alcindo Antônio Ferla, Thaís Maranhão, Cristianne Maria Famer Rocha Guilherme Pereira Peixoto, Igor Fangueiro da Silva, Sueli Goi Barrios, Vera Rocha. Acesse! 
  • Múltiplos cenários do VER-SUS: Vivências e Estágios de Norte a Sul do Brasil 
    • A coletânea é composta por 36 relatos sobre múltiplos cenários do VER-SUS, envolvendo aproximadamente 150 autores, narrados a partir de diferentes perspectivas e formatos e que, juntos, contribuem para conhecermos um pouco mais sobre as histórias, pontos de vistas, reflexões e sentimentos acerca do VER-SUS em suas singularidades e potencialidades. As narrativas foram recolhidas a partir de uma chamada de textos, divulgada de forma aberta às iniciativas desenvolvidas até então. A escolha por publicar relatos, principalmente de estudantes e facilitadores, pretende abrir, ao campo dos possíveis, a reflexão sobre experiências, histórias, efeitos, construções, elaborados por centenas de atores que participaram das Vivências no SUS em todo o Brasil. Ou, quem sabe, construir dezenas de pontos de vista para potencializarmos ainda mais produções e efeitos do VER-SUS. Organização: Alcindo Antônio Ferla, Thaís Maranhão, Cristianne Maria Famer Rocha, Guilherme Pereira Peixoto, Igor Fangueiro da Silva, Sueli Goi Barrios, Vera Rocha. Acesse!
  • Vivências e estágios como dispositivos da aprendizagem: refletindo sobre o VER-SUS 
    • A coletânea reúne 11 textos aprovados para a publicação numa chamada de artigos produzida pela Rede Unida. A publicação envolve quase 30 autores de diversas localidades. Os capítulos fazem análises dos aspectos epistemológicos e operacionais que atravessam as experiências publicadas e lançam desafios para o VER-SUS e para a formação e o trabalho em saúde. Nessa coletânea interessa refletir sobre a potência do encontro saúde e educação na produção de conhecimentos significativos, seja para fortalecer as mudanças necessárias na formação em saúde (aproximação com o cotidiano do trabalho, formação interprofissional, trabalho colaborativo, apresentação compromisso ético e políticos com o SUS), seja para o desenvolvimento do trabalho (aprendizagem no/para o trabalho no cotidiano dos serviços, qualificação do cuidado e da gestão, abertura para o encontro educação e saúde, principalmente por meio da educação permanente em saúde). Organização: Alcindo Antônio Ferla, Thais Maranhão, Hêider Aurélio Pinto. Acesse! 
  • Função-facilitador(a) nos Estágios e Vivências na Realidade do Sistema Único de Saúde: Marcas de protagonismo estudantil na construção de práticas formativas 
    • Trata-se de um livro de Thaís Maranhão, que acumulou experiências em várias dimensões do VER-SUS, da vivência à pesquisa. Mais do que o texto de uma dissertação de mestrado com o tema VER-SUS, temos aqui uma produção acadêmica que marca a história do Programa. Thaís atravessou o Mestrado com essa motivação e reverberou a temática do VER-SUS, da formação profissional e do trabalho no cotidiano do sistema de saúde nas atividades de ensino e nos encontros por que passou. Da experiência e do relato de seus pares, à época, Thaís reflete sobre a função do facilitador. Para isso, é inevitável, a produção de um território de formulações que atravessa a Saúde Coletiva e encontra a Educação, mas também a Sociologia e a Filosofia. Bom, para restringir a descrição às áreas do conhecimento segundo a árvore do CNPq. Sim, pois se formos além, a poesia e a literatura comparecem com metáforas significativas e choques no pensamento que abrem a produção do pensamento ao seu “fora”; aprendizagem pela inteligência! Autora: Thaís Maranhão. Acesse!

Veja também:

  • Um documentário recente sobre o VER-SUS feito a partir das experiências de 2017/2017.

Leia também:

  • O verbete “Vivências”, de autoria de Alexandre Sobral Loureiro Amorim, Alessandra Wladyka Charney e Vanderléia Laodete Pulga, na EnSiQlopédia das Residências em Saúde
  • Os documentos e documentários do ambiente virtual do Projeto VER-SUS Brasil, no site da Rede Unida

Compartilhe:


0 comentários

Enviar um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS NOTÍCIAS

  • Planejar e Dimensionar a Força de Trabalho: início da formação para encarar o de...
    06/12/2018
  • Coordenador Nacional da Rede Unida participa de oficina de Educação Permanente e...
    06/12/2018
  • A Rede Unida parabeniza a excelência da ciência brasileira na pessoa e pesquisad...
    10/01/2019
  • Editora Rede Unida lança livros durante Seminário Internacional
    10/01/2019
  • Aberto período de submissão de manuscritos do suplemento temático da Revista Saú...
    10/01/2019
  • Editora abre chamada para manuscritos que unam literatura e saúde pública
    10/01/2019
  • Revista Saúde em Redes lança chamada para trabalhos apresentados em seminário, n...
    16/01/2019
  • Centro de Pesquisa e Estudos em Saúde da Nicarágua comemora 37 anos com chamadas...
    01/07/2019

RECEBA NOVIDADES NO EMAIL

FALE CONOSCO

(51) 3391-1252

editora@redeunida.org.br

Secretaria Executiva - Rua São Manoel, 498
Bairro Santa Cecília - Porto Alegre - RS

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e receba nossas notícias e novidades direto no seu email.

Copyright © EDITORA REDE UNIDA - 2018. Todos os Direitos Reservados.