A Série Editorial “Saúde, Psicanálise e Bioética”, da Editora Rede Unida é composta por publicações em formato autoral, com produções bibliográficas com diversos estilos, de narrativas a textos técnico-científicas, provenientes de reflexões, análises e pesquisas com foco em boas práticas em saúde em diferentes territórios. Os manuscritos terão caráter interdisciplinar, associando ferramentas de pensamento como psicanálise, bioética e adventos que são correntes na sociedade contemporâneos estabelecendo caminhos e um olhar comum construindo a integração através do corpo. Esta iniciativa tem como objetivo a construção de planos de pensamento em que o corpo e suas camadas não são sinônimos, e que por inúmeras interferências e argumentos haverá agrupamentos tido como detentores dos crivos subjetivos de prioridades. Nesta toada a subjetivação se estabelece como ser vivente, ou seja, com sua completude e singularidade sem rankiamento a partir das inúmeras vivências que o sujeito performa/relata/queixa sobre violência. Não se trata de individualizar um corpo, pois o corpo pode retratar, refletir uma imagem (existências e narrativas), são construções e poder constituído através do estabelecimento do conhecimento onde muitas interpretações reproduzem discursos dominantes e que agrupa esses corpos em categorias, enviesando sua individualidade e, portanto, sua singularidade se associa a outras como na metáfora do imitador de vozes, onde o fazer parte da sociedade, por exemplo, requer diferentes papéis e como tais tem seus graus de representatividade.

A tradição da Editora Rede Unida de divulgação científica a partir das redes de cooperação tem mais uma vez sua expressão, pois a esta linha editorial propõe um ponto de chegada comum: o repensar sobre esses discursos, não só do ponto vista do controle social, mas também individual e de como os processos de autoconhecimento e críticas dependem dessas rupturas e autonomia individual. A série editorial é também um ponto de conexão entre pessoas e instituições para compor vertentes de pensamento e produção conectados à liberdade e à produção de outras saúdes.

A coordenação editorial da série será exercida por: Janaína Collar Beccon (Instituto Completude, Associação Brasileira da Rede Unida); e João Beccon de Almeida Neto (Associação Brasileira da Rede Unida, Universidade Federal do Pampa (Unipampa, Instituto Completude).