Editora Rede Unida no 73º CBen

19/11/2022 | Notícias | 0 Comentários

Conselho Nacional de Saúde e Editora Rede Unida lançam livros do controle social no 73º CBen

Membros do Conselho Nacional de Saúde e da Editora Rede Unida estiveram no evento mais relevante da enfermagem brasileira para o lançamento de 14 livros.

Nessa sexta-feira, dia 18 de novembro, foram lançados 14 livros que compõem a série Participação Social e Políticas Públicas da Editora Rede Unida, frutos da parceria entre a Rede, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Organização Panamericana de Saúde (OPAS). O lançamento ocorreu durante a programação do 73º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), em Salvador, Bahia. Os livros, disponíveis gratuitamente para download no site da Editora Rede Unida, foram produzidos por comissões, conselheiros nacionais e interlocutores do CNS em diversas Comissões e Câmaras.

Para a Conselheira Nacional que compõe a Mesa Diretora do CNS representando a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), enfermeira Francisca Valda, os livros materializam uma dupla inovação: o controle social produzindo conhecimentos a partir de suas práticas e as produções dos conselhos de saúde terem o status de bibliografia e não apenas de material empírico de análise.

“O trabalho dos conselheiros, assessorias e das organizações parceiras também produz conhecimentos oportunos ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a magnitude das produções que foram lançadas demonstram força e capacidade de iniciativa do CNS, mesmo em tempos de pandemia”, afirma Francisca Valda.

Já a psicóloga Fernanda Lou Sans Magano, também da Mesa Diretora do CNS representando a Federação Nacional dos Psicólogos, destacou que a iniciativa de produção dos livros e da série é fruto do trabalho do Conselho e de seus membros, além de resultado das alianças com entidades relevantes para o SUS, como a ABEn, a Rede Unida e a OPAS.

“Os livros já lançados e os novos títulos que estão sendo preparados tornam visível a produção do controle social, demonstrando vitalidade, capacidade de resistência e iniciativa, que foi fundamental para o enfrentamento da pandemia, mesmo em condições tão adversas como a que caracterizou a resposta brasileira, afetada pelo negacionismo e omissão do governo federal e de parte da sociedade”, ponderou a psicóloga.

A conselheira nacional da Mesa Diretora do CNS e da Central Única dos Trabalhadores, Madalena Margarida da Silva Teixeira, também esteve presente no lançamento dos livros junto com o Coordenador Geral da Rede Unida e Editor Chefe da Editora, Alcindo Ferla, que agradeceu a parceria com o CNS e com a OPAS, assim como o esforço dos autores e autoras.

Segundo o Editor, “os originais foram produzidos em tempo muito reduzido, se compararmos o tempo médio de produção de capítulos e livros, demonstrando uma capacidade de análise e síntese muito relevantes, que foi reconhecida também pelos avaliadores dos materiais, antes da publicação”. E o editor-chefe foi além: “respeitar o fluxo regular de disseminação científica foi uma decisão importante, uma vez que as publicações pretendem o reconhecimento como bibliografia válida para contar das práticas do controle social. Este último, que ultrapassa a condição de campo empírico de pesquisas acadêmicas e se torna reconhecido também como produtor de conhecimentos e tecnologias”.

Os livros estão disponíveis para download gratuito na biblioteca virtual da Editora Rede Unida:

Compartilhe:


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

A Revista Saúde em Redes está de cara nova!

A Revista Saúde em Redes está de cara nova!

A Revista Saúde em Redes está de cara nova! 📘 O décimo volume da nossa revista chega trazendo um novo layout, visando tornar mais agradável a experiência de navegar pelos nossos artigos. 📄 Com publicação em fluxo contínuo, a edição atual já conta com...

ler mais
Chamada de Manuscritos Nº05/2022

Chamada de Manuscritos Nº05/2022

A Editora e o Fórum de Direitos Humanos, Diversidade e Equidade de Raça e Gênero, da Associação da Rede Unida (Brasil) e a Soucet (Consultora educacional e jurídica da Colômbia) tornam pública a Chamada de Manuscritos 05/2022 para compor a coletânea de textos...

ler mais