Sobre a Obra

Este é um livro escrito em meio a um dos momentos mais desafiadores da história, um evento que, certamente, deixará marcas em nós e nas próximas gerações e que, possivelmente, reconduzirá a forma como organizamos nossas vidas e sociedades. Outros diriam que é um livro escrito no olho do furacão, cuja visibilidade se torna difícil, pois, além das emoções que afloram, existem muitos obstáculos carregados pela força do vento que bloqueiam a visão. Mas será que isso realmente impede nossa observação?

Lançar um olhar para a pandemia, enquanto a experienciamos, requer um compartilhamento de olhares, desvelando uma profusão de perspectivas que podem nos ajudar a clarear, ou melhor, ampliar a visibilidade. Não estamos em busca de um olhar totalizante ou generalista, muito menos em busca de uma verdade absoluta sobre um fato ou fenômeno, uma vez que todo conhecimento é transitório e processual.

Este livro, fruto das reflexões dos mestrandos, doutorandos e pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Política, Gestão e Avaliação em Saúde Coletiva (Nupgasc), contextualiza e, mais importante, compartilha um olhar implicado com a defesa de uma saúde para todos(as) em um país que vitimiza as populações mais vulneráveis. É um livro em defesa das vidas que são manipuladas, segregadas ou eliminadas por serem consideradas perigosas ou não se ajustarem a um mercado cada vez mais corporativo, global e automatizado.

Que o encontro com estas páginas possa produzir afetos e nos permita aumentar a potência e a capacidade para existir-resistir-insistir. E que as marcas resultantes desse furacão nos permitam construir novas formas de sentir/pensar/agir em saúde pública que estejam conectadas a um exercício de reflexão e esperança.

Mês e ano de publicação: janeiro de 2022

Organizadores: Maria Angélica Carvalho Andrade, Rita de Cássia Duarte Lima, Jeanine Pacheco Moreira Barbosa, Thiago Dias Sarti, Ana Claudia Pinheiro Garcia e Eliane de Fátima Almeida Lima
ISBN: 978-65-87180-84-7
DOI: 10.18310/9786587180847

Compartilhe:


PDF

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *