O livro “Promoção da Saúde na AMAZÔNIA: experiências do mestrado profissional em saúde da família – PROFSAÚDE” traz experiências e intervenções de docentes e discentes na região, tendo o foco na promoção da saúde. Os relatos nos mostram a potencialidade dos territórios e as inovações possíveis para a produção de uma saúde integral. A escrita foi produto de uma construção coletiva e diversa.
Os textos nos mostram que a promoção de saúde na Amazônia pode contribuir com a Política Nacional e o trabalho em saúde, pois temos uma grande diversidade de povos, línguas, cosmovisões que são pluriversais, mostrando que o mundo da vida é muito maior do que podemos imaginar. Assim, uma boa prática de Promoção de Saúde é escutar os territórios e suas gentes, numa postura dialógica e participativa para não afirmar as relações coloniais que subjugam, inferiorizam, racializam e invisibilizam o diferente.
O processo formativo de profissionais de saúde pode ampliar o escopo das práticas da equipe de saúde, qualificando as formas de cuidar, com a inclusão das pessoas, os lugares, as visões de mundos e os modos de vida na produção do cuidado. Nessas escritas estão algumas possibilidades que se constituíram a partir do lugar do ensino e aprendizado.
Desejamos uma leitura inspiradora!
Mês e ano de publicação: dezembro de 2024
0 comentários