O Núcleo de Pesquisa em Política, Gestão e Avaliação em Saúde Coletiva (NUPGASC) se viu mais uma vez mobilizado a reacender o debate das desigualdades, que produzem iniquidades e violências em saúde, por meio de suas produções e pesquisas, resultando na criação do terceiro volume dessa produção.
Assumindo um compromisso ético-político, nos colocamos, enquanto pesquisadoras e pesquisadores, a pensar sobre as iniquidades que assolam o país, fazendo da escrita um território de luta e resistência. Desse modo, este livro nasce da aposta em uma produção que não se restringe a meros relatos de resultados de pesquisa. Assumimos uma escrita implicada que nos permite questionar e ampliar nossa compreensão do mundo, buscando múltiplas narrativas.
Com este livro, discentes, docentes e pesquisadores parceiros erguem voz e ouvidos, dando lugar à escuta de tantas causas. O que se almeja é a concepção de sujeitos éticos, críticos e que combatam toda e qualquer ideologia que produza iniquidades. Nesse ponto, compreende-se que um Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva deve se constituir, sobretudo, como espaço de formação e de emancipação de sujeitos para que se tornem agentes de transformação social, reafirmando o compromisso com os valores de equidade e cidadania.
Mês e ano de publicação: janeiro de 2025
0 comentários