Sobre a Obra

Neste documento, apresentam-se as especificidades do VER-SUS Brasil e as Vivências no SUS, destacando a atuação das(os) facilitadoras(es) como agentes fundamentais para a construção de experiências formativas nos territórios vivos brasileiros. Diferentemente do modelo tradicional de ensino estruturado, a formação das(os) viventes ocorre essencialmente na prática, a partir da imersão nos serviços de saúde, no contato com a comunidade e na interação com diferentes atrizes e atores do SUS.
Espera-se que as(os) facilitadoras(es) compreendam as possibilidades de exercer seu papel como articuladoras(es) da integração ensino-serviço-comunidade, contribuindo para o fortalecimento da equidade em saúde, da gestão participativa, da Educação Permanente e da Educação Popular em Saúde. A autonomia e a sensibilidade diante das realidades locais são aspectos fundamentais para que a formação aconteça de forma autônoma e transformadora, alinhada aos princípios e objetivos do Programa Nacional de Vivências no SUS.
Dessa forma, a atuação das(os) facilitadoras(es) não se restringe à transmissão de conteúdo ou de uma supervisão cristalizada, mas se baseia na mediação de processos reflexivos, na criação de espaços de diálogo e na estimulação da aprendizagem significativa. Por isso, este caderno tem o intuito de apresentar as atribuições das(os) facilitadoras(es) no contexto das Vivências no SUS, expor o papel da facilitadora e do facilitador e sua responsabilidade no processo de ensino e aprendizagem vivencial, e oferecer diretrizes metodológicas para sua atuação.

Mês e ano de publicação: maio de 2025

Organizadores: Alcindo Antônio Ferla, Alisson Sampaio Lisboa, Andreia Lopes Ferreira de Lima, Camila Fontana Roman, Camila Tenório Ferreira, Carolina Araujo Londero, Carolina Veras Pessoa da Silva, Daniel da Silva Fernandes, Daniel Schneider Bastos, Débora Moura Passos, Elenise da Silva Coelho, Emille Sampaio Cordeiro, Jaqueline Miotto Guarnieri, João Batista de Oliveira Junior, João Pedro Milani De Toni, Laila Talita da Conceição Costa, Ralfe Viana Costa e Virgínia de Menezes Portes
ISBN: 978-65-5462-207-3
DOI: 10.18310/9786554622073

Compartilhe:


PDF

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *