Nessa sexta-feira, dia 29/11, em Manágua (capital da Nicarágua), serão lançados dois novos livros da Série Saúde Coletiva e Cooperação Internacional (nº 7 e 8), que estarão disponíveis para acesso aberto no Repositório Digital da Editora (https://editora.redeunida.org.br/). Os dois novos livros são resultado da cooperação da Associação Brasileira da Rede Unida e o Centro de Investigações e Estudos em Saúde da Universidade Nacional Autônoma da Nicarágua (CIES/UNAN) firmada em março de 2019.
O livro “Centro de Investigaciones y Estudios de la Salud: 37 años fortaleciendo la salud pública em Centroamérica” organizado por Miguel Ángel Orozco Valladares e Marcia Yasmina Ibarra Herrera, foi composto por manuscritos sobre o CIES, que é a mais antiga escola de saúde pública da América Central. Ao longo dos anos, o CIES mantém diversas iniciativas de cooperação com o Brasil na sua história, inclusive o assessoramento de Sérgio Arouca na sua origem. Onze capítulos analisam o percurso do Centro e fazem projeções sobre seu futuro, as redes de cooperação internacional e novos caminhos para o desenvolvimento do campo da saúde coletiva e dos sistemas e serviços de saúde na Região.
Já no livro “Investigación en ciencias de la salud en Centroamérica: estado del arte, redes internacionales y perspectivas” , organizado por Miguel Ángel Orozco Valladares, Marcia Yasmina Ibarra Herrera e Alcindo Antônio Ferla, são apresentados estudos e pesquisas sobre temas relevantes para compreender o desenvolvimento científico e tecnológico no campo da saúde, na América Central, e sua contribuição para a qualificação dos sistemas de saúde dos diferentes países. Os estudos da coletânea envolvem pesquisadores da Nicarágua, de Honduras, de El Salvador, da Costa Rica, do México e do Brasil.
Para Miguel Orozco, diretor executivo do CIES UNAN, a partir da aproximação do CIES UNAN com a Rede Unida, foi possível identificar uma dinamização muito proveitosa para as instâncias. “A cooperação histórica entre Centro América e Brasil foi renovada de uma maneira muito especial e com resultados inesperados. O apoio ao Programa de Doutorados, por parte de professores brasileiros, permitiu levantar possibilidades atuais de reconhecimento da saúde como direito humano, transcendendo o mero exercício acadêmico”, enfatizou o diretor executivo.
Luiz Facchini (UFPel), professor visitante no Curso de Doutorado em Ciências da Saúde do CIES UNAN, também valorizou a aproximação ao destacar que “a cooperação é essencial para o fortalecimento dos vínculos entre nossos países e de acesso ao conhecimento, que permite desenvolver estratégias de formação de recursos humanos de excelência em saúde, como, por exemplo, o Doutorado em Ciências da Saúde do CIES UNAN, para qualificar os sistemas universais de saúde e as práticas profissionais”. Facchini participou das atividades do curso e de debates acadêmicos, no Centro, desenvolvidas ao longo da semana de 24 a 29 de novembro.
A sessão de lançamento dos livros acontece no Auditório do CIES UNAN Manágua, na sexta-feira, às 11h30, como parte do Curso de Doutorado em Ciências da Saúde, contando com a presença de autoridades e a comunidade acadêmica do Centro. Do Brasil, estarão presentes o Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla, Editor Chefe da Editora Rede Unida e Professor da UFRGS, e o Prof. Dr. Luiz Augusto Facchini, professor da UFPel.
0 comentários