Sobre a Obra

A pandemia de COVID-19, que eclodiu no final de 2019 e se alastrou pelo mundo em 2020, expôs fragilidades do sistema de saúde brasileiro e as profundas desigualdades sociais do país. No contexto de um cenário global desafiador, a crise sanitária se agravou ainda mais no Brasil devido ao desgoverno de Jair Bolsonaro, marcado pelo negacionismo científico, descaso com a vida humana, desvalorização do SUS e sabotagem das medidas de contenção do vírus. Em meio a este turbilhão, a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), junto com a Abrasco, o Cebes e a Rede Unida assumiram papel crucial na luta por direitos humanos, democracia, acesso à saúde pública e em defesa do SUS. Estas entidades, juntamente com outras organizações, entidades e movimentos sociais e com o  Conselho Nacional de Saúde (CNS), criaram a Frente pela Vida, com o objetivo de lançar um movimento amplo para enfrentar a pandemia da Covid-19, com base em evidências científicas e respeito à saúde da população brasileira..

A SBB elaborou diversos documentos, notas técnicas, artigos científicos e relatórios, abordando temas tais como a importância do distanciamento social, o uso de máscaras, a necessidade de testes em massa e o direito do acesso igualitário aos cuidados e à vacinação para todos os brasileiros. A entidade também contribuiu para a formulação de políticas públicas e protocolos de biossegurança e segue firme em seu compromisso de defender a vida, a dignidade humana e os direitos de todos os brasileiros.

A SBB espera que este livro represente um símbolo do compromisso renovado para que possamos construir juntos um futuro mais justo, sem discriminação e equânime para a nossa população.

Mês e ano de publicação: junho de 2024

Organizadores: Dirceu Bartolomeu Greco, Gerson Zafalon Martins, Reinaldo Ayer e Nilza Maria Diniz
ISBN: 978-65-5462-118-2
DOI: 10.18310/9786554621182

Compartilhe:


PDF

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *