Sobre a Obra

Com o objetivo de apoiar a prática de educadoras e educadores na oferta de projetos de educação integral em sexualidade para adolescentes no contexto escolar, foi lançado esta semana pela Editora Rede Unida, o livro digital “Adolover: um guia para educação integral em sexualidade na escola”. Com cinco capítulos, Adolover traz aspectos legais e conceituais, bem como enfoques procedimentais e técnicos sobre a educação integral em sexualidade.
Amor próprio, sexo e identidade de gênero, orientação sexual, métodos contraceptivos, violência nos relacionamentos íntimos, redes de apoio e proteção, protagonismo juvenil e engajamento escolar são alguns dos temas abordados pela publicação, inclusive com a disponibilização de roteiros minuciosos com objetivos e procedimentos para a realização de oficinas para adolescentes e professores(as). De acordo com organizadoras e organizador do e-book, as discussões propostas possuem total aplicabilidade nas ações dos diferentes eixos do Programa Saúde na Escola (https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/pse) .
Para a psicóloga clínica e educadora sexual Mariana Braga, autora do prefácio do livro, a relevância da obra vai além de todo arcabouço teórico e das pesquisas realizadas, pois aborda a possibilidade de trazer para a escola a reflexão e o debate a respeito da sexualidade, da diversidade sexual e da igualdade de gênero. “A obra ressalta a importância do trabalho a ser realizado nas escolas, com docentes, discentes e toda a comunidade escolar, entendendo o(a) estudante como protagonista dessa conversa. É importante não esquecer que a conversa sobre sexualidade na escola é uma questão de direitos. Direitos de crianças, adolescentes e jovens”, afirma.
Organizado por professoras e estudantes da Universidade de Brasília, a obra é um dos resultados da pesquisa-intervenção denominada “Produção e Translação do Conhecimento na Validação de Ações de Promoção, Prevenção e Atenção à Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva de Adolescentes e Jovens no DF”, realizado entre 2022-2024, em Brasília, por meio da parceria entre a Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescentes (CACRIAD) do Ministério da Saúde, as Secretarias de Estado de Educação e de Saúde do Distrito Federal e a Universidade de Brasília. A ação de extensão “Projeto Interprofissional para Prevenção de Violências e Promoção da Saúde a partir de Escolas e Comunidades”, subsidiou a abordagem metodológica da iniciativa.

Ádria Albarado

Mês e ano de publicação: dezembro de 2024

Organizadores: Dais Gonçalves Rocha, Flávia Mazitelli de Oliveira, Isabella Cristina Barbosa Ramos, Sandra Carvalho Cavalcante Freitas, Sheila Giardini Murta e Victor Hugo de Lima Santos
ISBN: 978-65-5462-171-7
DOI:

Compartilhe:


PDF

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *