O Estado do Amazonas é, em si, uma grande complexidade que envolve muitos caminhos, rios, lagos, igarapés, comunidades, populações diversas, diferentes línguas, dinâmicas socioeconômicas, tipos de transporte, situações transfronteiriças, conflitos de projetos de desenvolvimento, grandes obras de infraestrutura, longas estradas, reservas extrativistas, reservas ambientais, parque industrial da Zona Franca de Manaus, migrações e tantas outras dinâmicas sociais, culturais, econômicas e populacionais. Essas questões trazem desafios para o campo da saúde, mas também são oportunidades para a inovação e a invenção de estratégias de inclusão e de promoção da saúde. É disso que trata este livro.
As dinâmicas locais têm desafiado os gestores e as equipes de saúde a propor inovações, com situações que demandam uma atenção diferenciada como um novo processo, uma oferta de educação em saúde, uma nova tecnologia, uma adaptação para as enchentes e secas, os ajustes numa Unidade de Saúde para acolher os diferentes. Os autores e autoras nos apresentam muitas histórias que mostram o SUS em ato, aquele que está presente na vida das pessoas, que se faz no chão do território, no meio da floresta, na cidade, no bairro, na comunidade, na canoa, na rabeta e no barco. São tantas as saúdes que se fazem que nos impressionamos com a potência do SUS na Amazônia.
O livro traz as histórias das equipes e gestores da saúde, que foram premiados na Mostra “Amazonas, Aqui Tem SUS”, na versão 2023 e 2024. A publicação é uma parceria entre o Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA), Fiocruz Amazônia e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS AM). Por fim, as experiências “mostram” uma Amazônia potente e inovadora. Boa Leitura!!!!
Mês e ano de publicação: maio de 2025
0 comentários