Em 2024, ano que celebra o centenário de nascimento de Giovanni Berlinguer, a Editora da Rede Unida tem o orgulho de apresentar o livro “Bioética Cotidiana e Saúde Coletiva: aproximações e diálogos”. Uma obra-homenagem ao legado do renomado professor, médico sanitarista, bioeticista e político italiano, cuja trajetória influenciou significativamente a Reforma Sanitária Brasileira e a bioética contemporânea.
A publicação é resultado do trabalho do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Bioética e Saúde Coletiva (NUPEBISC) e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina. Ativo desde 2009, o grupo tem se dedicado ao estudo crítico da bioética, alinhando-se com as ideias de Berlinguer.
Dividido em três partes, o livro explora, na primeira seção, a vida e obra de Berlinguer, abordando suas contribuições à saúde pública, política e bioética. A segunda parte traz a discussão de temas como a equidade em saúde, políticas de saúde e a ética nas pesquisas com seres humanos, ancorada na Bioética Cotidiana. A terceira parte amplia a discussão para temas emergentes na interface Bioética e Saúde Coletiva, tais como a Política Nacional de Humanização da Atenção e a saúde mental do trabalhador.
Para além de uma homenagem, o livro se apresenta como um convite para continuar o debate sobre a integração da ética na saúde, inspirando-se nos princípios de Berlinguer para promover a saúde e os direitos humanos.
Mês e ano de publicação: setembro de 2024
0 comentários