O livro “Nova Cartografia Social: Dinâmicas e Desafios na Amazônia” inaugura a subsérie Cadernos de Cartografia e Histórias da Amazônia, na Série Saúde & Amazônia, coordenada pelo Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA) do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ AMAZÔNIA. O trabalho que apresentamos faz parte do projeto de Educação Permanente em Saúde nos Municípios da Amazônia.
O livro traz uma reflexão sobre a Nova Cartografia Social e apresenta oficinas práticas desenvolvidas no município de Iranduba-AM. A abordagem é inovadora porque vai para além dos mapas tradicionais que descrevem os territórios. A cartografia social tem tido destaque na saúde para identificar e intervir nos territórios de modo participativo, com o envolvimento da comunidade e dos trabalhadores da saúde.
A obra oferece um olhar sobre os modos de produção de cuidado pelas populações ribeirinhas e a interação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) com seus territórios. As narrativas dos trabalhadores revelam a relação com o lugar e o sentido de pertencimento e compreensão das necessidades locais. Assim, esta é uma contribuição significativa para o campo da saúde coletiva, apresentando uma ferramenta para subsidiar as ações de participação social nas políticas públicas. Assim, convidamos para um mergulho nos caminhos do trabalho em saúde na Amazônia por meio das lentes da Nova Cartografia Social.
Mês e ano de publicação: agosto de 2024
0 comentários