O presente livro estabelece relações entre Educação, Saúde, Trabalho e Sociedade. Este trabalho nasce da necessidade de promover reflexões teórico práticas relacionadas ao processo educacional, que inclui o debate sobre os processos pedagógicos, de ensino e aprendizagem no campo da saúde que envolve as escolas de formação, o trabalho em saúde, a comunidade e as estratégias de participação social. O tema sobre a educação no campo da saúde tem sido debatido desde 1986, quando se realizou a I Conferência Nacional de Recursos Humanos da Saúde. Na III Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, em 2006, já tínhamos uma Política de Educação Permanente em Saúde, criada em
2004, que partiu de uma abordagem ampla da formação na saúde, que envolvia tanto os cursos de graduação quanto os cursos técnicos na área da saúde, com seus respectivos processos de formação continuada. Mas a inovação dessa política foi incluir o serviço como parte da formação dos trabalhadores de modo permanente e não somente como uma “oferta” de cursos, como uma estratégia de educação continuada. Assim, a Educação Permanente em Saúde envolveu as estratégias de educação nas escolas de formação, o trabalho e a gestão em saúde e os usuários. A formulação dessa política buscou inserir a formação acadêmica na relação com os serviços e com a comunidade, colocando em prática algumas experiências de associações científicas, como a Rede Unida, e outras experiências de Universidades em diferentes lugares do Brasil. Além disso, desenvolveram-se programas de mestrado profissional para a qualificação dos profissionais de saúde. Acreditamos que esta obra faz sentido, primeiro porque, desde a criação do SUS, é uma atribuição da Saúde regular a formação dos profissionais e trabalhadores da área; em segundo lugar, a obra é produzida a partir de uma rede de formação no nível do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE); em terceiro, a obra contribui com a reflexão da temática nessa interconexão entre educação-trabalho-comunidade. O PROFSAÚDE, construído e materializado em rede, fomenta um processo formativo reflexivo para seus discentes, considerando os seus respectivos espaços de atuação na Atenção Primária em Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS), de norte a sul e de leste a oeste do nosso Brasil continental. A finalidade do programa é a educação permanente, a produção de conhecimento científico, tecnológico e de inovação na área de Saúde da Família, em todo o país. Trata-se de uma estratégia importante de qualificação dos processos de trabalho, gestão e atenção vinculados à APS, em consonância com o fortalecimento do SUS.
Mês e ano de publicação: março de 2023
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