Este livro foi construído com o objetivo de analisar, discutir e divulgar a atualidade das ações que contemplam a interprofissionalidade, os avanços e desafios em construção no âmbito do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET-Saúde/Interprofissionalidade – 2018/2021, desenvolvido na Universidade Federal de São Paulo nos campus Baixada Santista e Diadema e na Faculdade de Ciências Médicas de Santos (FCMS/UNILUS).
O desafio proposto no livro é discutir o referencial que ampara a interprofissionalidade, sua importância nas abordagens humanizadoras em saúde e as experiências com diferentes grupos populacionais na formação universitária diferenciada.
O livro abrange ações dos grupos PET amparadas em discussões que acontecem com diferentes temáticas atuais como a interprofissionalidade na atuação com população que frequenta a Atenção Básica, a Saúde da Família, população em situação de rua, população com necessidades especiais no âmbito da reabilitação, população gestante e população que se utiliza das práticas integrativas.
Os capítulos do livro abordam as experiências vivas destes grupos PET/Saúde inseridos em diferentes municípios. Trata-se de realidades territoriais diferentes, mas com condições comuns no que se refere à desigualdade social, às necessidades de serviços nos quais os profissionais desenvolvem a escuta e o cuidado em saúde e necessitam de estruturas adequada para a gestão em saúde.
Neste contexto, a atuação dos grupos PET/Saúde Interprofissionalidade emerge como um grande desafio ao propor um olhar diferenciado para as relações entre profissionais no caminho da construção de uma atuação que, além de se pautar na humanização e integralidade das ações, seja amparada na decisão de atuação que surge de uma construção comum, ou seja, “inter” profissionais e entre profissionais. Um compartilhar de conhecimentos que tem potencial de transformar ações em saúde. Os capítulos do livro emergem de um diálogo interprofissional entre docentes tutoras (es), preceptoras(es) do PET/Saúde Interprofissionalidade e estudantes.
Mês e ano de publicação: junho de 2022
0 comentários