Sobre a Obra

O livro apresenta as narrativas dos monitores vinculados à etapa da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ª CNGTES) no projeto de pesquisa “Saúde e Democracia: Estudos Integrados sobre Participação Social nas Conferências Nacionais de Saúde”. As narrativas são um convite sincero e carinhoso a embarcar em um percurso vivo de experiências, reflexões e aprendizados, revelando olhares plurais sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), sobre a participação social e a luta por uma saúde com mais qualidade para todas as pessoas em todos os lugares.
As narrativas dos monitores foram divididas em três seções: (I) “Prática emancipatória para a promoção da democracia, do cuidado integral e da participação social”; (II) “Caminhos para a democracia: significando a participação social como ação e aprendizagem”; e (III) “Formação e trabalho em saúde: contribuições para a defesa e fortalecimento do SUS”. Juntas, as seções oferecem um mosaico de experiências e reflexões que evidenciam a potência do SUS como espaço de cuidado, mas também um espaço de democracia e de transformação social.
A capa do livro, as mãos coloridas sobrepostas sobre um fundo de base branco, revelam uma sensação de movimento e coletividade. Assim é o SUS e a democracia: são construídos coletivamente, na diversidade, na participação, na representação e no cuidado que une e transforma. Cada mão é única, com formatos diferentes, como cada brasileira e brasileiro. A aproximação e sobreposição das mãos remetem a uma ideia que dialoga com a democracia participativa no SUS, em que o controle social (conferências, conselhos de saúde e movimentos sociais) é construído pela soma de vozes e presenças. As mãos também representam o cuidado e o trabalho em saúde, feitos por trabalhadores, gestores e usuários. Os espaços em branco mostram que a construção do SUS e da democracia não está concluída: há sempre lugar para novas mãos, novas vozes e novas pessoas que possam deixar sua marca, fortalecendo esse projeto coletivo de vida que é o SUS.
A importância da publicação deste livro, em 2025, revela a potência do projeto de pesquisa e a conexão que mantém com o SUS. Neste ano, em que o SUS completa 35 anos, o livro se apresenta como um registro vivo das experiências e narrativas que reafirmam sua relevância histórica, sua força democrática e sua centralidade na defesa da vida, da justiça social e da participação popular.

Presenteamos o SUS com este livro. E desejamos uma excelente leitura a todas as pessoas.

Mês e ano de publicação: outubro de 2025

Organizadores: William Pereira Santos, Sueli Terezinha Goi Barrios, Elaine Junger Pelaez, Priscilla Viégas Barreto de Oliveira e Alcindo Antônio Ferla
ISBN: 978-65-5462-239-4
DOI: 10.18310/9786554622400

Compartilhe:


PDF

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *