Este livro que você tem em mãos é fruto de uma longa trajetória de pesquisas, debates, reflexões e trabalho árduo de um grupo de pessoas que se encontraram no Núcleo de Pesquisa em Política, Gestão e Avaliação em Saúde Coletiva (Nupgasc), grupo esse vinculado à Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGSC/UFES). Formado por pesquisadoras e pesquisadores com experiências diversas, são muitas as marcas que (re)conduziram a trajetória desse coletivo, sempre em defesa da saúde pública de qualidade, universal, integral e acessível para todas, todos e todes.
O livro revela um pouco dos “processos-passos” desse coletivo que há mais de duas décadas tem aberto as portas despretensiosamente para a esperança, a curiosidade pelo aprender, o diálogo e a vontade de saber. Os frutos gerados por esse “bom encontro” surpreenderam com uma linda trajetória repleta de projetos, eventos, reflexões construídas a muitas mãos e mentes. Esse “pensar-coletivo”, ou seja, “pensar-político”, buscou contribuir com a gestão e as práticas da Saúde Coletiva no Espírito Santo e no Brasil por muitas vias e modos, abrindo espaço para novas linhas de pesquisa que acolhessem o diferente, o singular, tirando das sombras aquilo que a generalização, os estereótipos e preconceitos mantem obscurecido.
Neste momento, em que todos os esforços estão voltados para a recuperação do violento impacto oriundo do período pandêmico, esta obra se apresenta como possibilidade para ampliar as nossas perspectivas a fim de promover o pensamento e a reflexão coletiva sobre a saúde da população brasileira. Nesse contexto de precarização de vidas insistimos na crença de que saúde não é mercadoria e sim democracia, portanto direito para toda a população.
Por fim, ressalta-se que esse livro não tem a pretensão de colocar ponto final em nenhuma discussão, muito pelo contrário. Trata-se de uma obra em aberto, em constante (re)construção já que o que se pretende é uma troca de sentidos que convertam essa obra num testemunho de um contexto histórico, social, cultural coletivo. Espera-se que você, leitor(a), continue a escrever essa história, tornando-se coautor dessa obra, e contribuindo para que as produções do Nupgasc tenham vida longa!
Mês e ano de publicação: dezembro de 2022
0 comentários