Esta obra apresenta um relatório de análise qualitativa do projeto de pesquisa intitulado “PREVENÇÃO E CONTROLE DA COVID-19: ESTUDO MULTICÊNTRICO SOBRE A PERCEPÇÃO E PRÁTICAS NO COTIDIANO DAS ORIENTAÇÕES MÉDICO-CIENTÍFICAS PELA POPULAÇÃO DOS TERRITÓRIOS DE ABRANGÊNCIA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE”, desenvolvido em âmbito nacional, pelo Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE), coordenado pela FIOCRUZ.
O estudo multicêntrico representa um marco significativo na história do programa, pois além de seu alcance nacional, que reafirma a importância do mestrado em rede, demonstra a articulação e comprometimento do PROFSAÚDE com a formação de profissionais de saúde e com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, diante cenários de emergência sanitária global, na ocasião, causada pela covid-19.
O estudo foi desenvolvido pela coordenação nacional, alunos, docentes e coordenadores de 21 instituições de ensino superior da Rede PROFSAÚDE. Assim, participaram mais de 200 alunos e, pelo menos, 100 docentes e orientadores. Foram entrevistadas 7.085 famílias. Os resultados deste estudo geraram frutos, produção de conhecimento técnico e científico, incluindo artigos, livros e a presente obra.
Este relatório tem como objetivo fortalecer a divulgação dos resultados da pesquisa e contribuir com o enfrentamento e a mitigação de impactos de emergências sanitárias futuras.
Mês e ano de publicação: abril de 2024
0 comentários