Os textos do livro contêm os principais resultados da pesquisa “Saúde e democracia: estudos integrados sobre participação social na 16ª Conferência Nacional de Saúde”, conduzida pelo Conselho Nacional de Saúde e que é realizada por uma rede científica de mais de 150 pessoas. A pesquisa foi uma inovação da Comissão de Relatoria da Conferência, que concluiu ser necessário produzir registros e conhecimentos que ocupassem o lugar de contextualizar a participação para a leitura ampliada e como registro para a história.
A 16ª Conferência Nacional de Saúde (16ª CNS) foi realizada em de agosto de 2019 e foi chamada de 8ª + 8, em referência à 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, que foi o grande marco para a construção do Sistema Único de Saúde (SUS). O tema central da 16ª foi “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos foram os mesmos da 8ª: saúde como direito, consolidação dos princípios do SUS e financiamento do SUS. A referência à 8ª Conferência não é casual, ela evoca o principal marco histórico para a fundação do Sistema Único de Saúde em um momento político conturbado no qual as políticas públicas, que já acumulavam alguns anos de sucateamento, eram confrontadas com o desafio de resistir aos maiores retrocessos desde a redemocratização.
Nas análises, foram sistematizados dados dos aproximadamente 2,9 mi questionários e das quase 150 entrevistas em profundidade realizadas, além da análise documental das produções que circularam durante as etapas daquela Conferência. Os resultados, bem robustos, mostram aspectos diversos daqueles que estamos habituados a ler quando se acessa pesquisas sobre a participação e o controle social na saúde. A metodologia procurou um envolvimento importante dos participantes, o que torna uma pesquisa “com” as instâncias de participação e, provavelmente, as diferenças com a literatura espelham as distintas abordagens metodológicas.
Um livro para ser lido e refletido, produzindo movimentos de participação.
Mês e ano de publicação: julho de 2024
0 comentários