Este livro é produto da tese de doutorado do professor Túlio Batista Franco, (DMPS/UNICAMP, 2003), desenvolvida sob orientação do Professor Emerson Elias Merhy. É um estudo realizado no projeto piloto do Cartão Nacional de Saúde (CNS), até então, uma experiência pioneira de incorporação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) na saúde, especialmente na Atenção Básica.
O autor faz um mergulho no complexo mundo do trabalho em saúde, tendo como foco sua micropolítica, e coloca no centro do debate o cotidiano de trabalhadores e trabalhadoras, usuários e usuárias, no cuidado em saúde. Busca responder a instigantes questões como: _ quais efeitos da incorporação destas tecnologias no processo de trabalho e cuidado em saúde?_ até que ponto as mudanças percebidas representam um processo de reestruturação produtiva ou transição tecnológica na saúde? _ contribuições para o futuro do SUS?
O “telecuidado” nas suas diversas formas tem sido largamente utilizado como uma das importantes respostas à pandemia de Covid-19, e certamente haverá uma continuidade deste processo com fortes impactos no mundo do trabalho e cuidado em saúde. É na perspectiva de buscar soluções para o futuro da saúde, que a Editora Rede Unida coloca à disposição do público leitor, mais esta importante contribuição.
Mês e ano de publicação: agosto de 2021
É importante saber desses assuntos porque estamos vivendo um momento histórico de doenças das quais tem surpreendido muitos médicos, portanto é preciso cada vez mais se estudar para ter bastante conhecimento.