Sobre a Obra

Esta coletânea nos conduz por experiências trilhadas por educandos (as) e educadores (as) à colheita da Especialização e Aperfeiçoamento em Educação Popular e Promoção de Territórios Saudáveis na Convivência com o Semiárido com participantes do Ceará e do Rio Grande do Norte. Esse processo formativo se desenvolveu como uma das estratégias da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS) em uma profícua articulação entre movimentos de educação popular em saúde e movimentos que atuam no campo das lutas do campo e da cidade. No primeiro volume desta coletânea intitulada “Entrelaçando arte, cultura e saúde: possibilidades de coracionar o cuidado com a vida” estão as produções construídas por esse conjunto de sujeitos sociais durante o curso nos trabalhos de conclusão do curso, articulados na temática da arte, cultura e saúde.

Neste segundo volume das produções advindas desses trabalhos de conclusão de curso tem como foco a participação popular a partir das experiências nos territórios. Assim, essa obra intitulada “Vozes que vem dos territórios: a participação popular que emerge do cotidiano” evidencia a diversidade de trilhas que advêm dessa questão geral a fim de que os leitores (as) possam refletir sobre as diversas formas de participação social e popular presente nas comunidades e territórios.

Esta obra está organizada em três seções, a saber: “Lutas e Organização Popular em Territórios Urbanos, do Campo e das Águas”; Educação do campo e promoção da saúde” e “A força das mulheres, das juventudes e do controle social em contextos urbanos e comunidades tradicionais”.

Ao trilhar essa obra esperamos que as reflexões aqui trazidas possam contribuir para fomentar, pensar e construir novas possibilidades e perspectivas de ampliação da participação popular, do protagonismo dos diferentes sujeitos sociais, na radicalização da democracia onde todas as decisões possam ter a voz e as diversas vozes presentes nos territórios onde os processos de saúde-adoecimento-cuidado e a defesa da vida acontecem no cotidiano.

Mês e ano de publicação: julho de 2024

Organizadores: Ana Claudia de Araujo Teixeira e Vanderléia Laodete Pulga
ISBN: 978-65-5462-132-8
DOI: 10.18310/9786554621328

Compartilhe:


PDF

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *