Sobre a Obra

A sustentabilidade do SUS é proporcional à sua capacidade de mudar, inovar, reinventar modos singulares de organização, funcionamento, especialmente na micropolítica das práticas no cotidiano. O que as experiências retratam nesta obra é justamente a prática e reflexão sobre este cotidiano, o trabalho de cada dia que realmente sustenta o funcionamento deste gigante chamado Sistema Único de Saúde.

Este livro traz a experiência no Brasil dos cuidados intermediários, como dispositivo de cuidado que se situa entre a atenção básica e hospitalar. Mais do que um lugar, é um fluxo de conexões entre possibilidades de cuidado, no qual o usuário pode tomar para si os recursos necessários à sua proteção, conforto, produção de uma vida.

A obra foi produzida a muitas mãos, pessoas da Itália e do Brasil, irmanadas em um projeto de construção de sistemas de saúde universais, e serviços acolhedores. Aqui se encontram experiências, formulações teóricas, discussões, polêmicas e muita vontade. Especialmente de imprimir força instituinte ao SUS, e aos serviços da Região Emilia-Romagna na Itália, que participaram ativamente deste esforço, como parceria, companheirismo e solidariedade.

O livro escrito durante o ano de 2019, tem seu lançamento no ápice da pandemia de Covid-19 no Brasil, maio/junho de 2020. O que se vê aqui em relação à produção do cuidado, ativação de redes de saúde, e muita generosidade entre trabalhadores e usuários, serve para este período de enfrentamento do novo Coronavírus, assim como para o período posterior a este surto. Um novo mundo deverá emergir de tanto sofrimento imposto pela pandemia, e nele, a atividade comunitária, associada à harmonia entre as pessoas e o ambiente, poderá apontar para possibilidade de um novo mundo. Nele, supomos relações e práticas em saúde com base na ideia de redes solidários de produção do cuidado.

Organizadores: Túlio Batista Franco, Paulo Eduardo Xavier de Mendonça, Mírian Ribeiro Conceição, Maria Augusta Nicoli e Ivo Quaranta
ISBN: 978-65-87180-00-7
DOI: 10.18310/9786587180007

Compartilhe:


PDF

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *