A passagem pelo Coletivo Diferença e Alteridade na Educação (FFP/UERJ) para realização de Licença Capacitação em 2021 da professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e Saúde (GRUPES/INFES/UFF), possibilitou a produção de bons encontros, que abriram caminhos para essa reunião de textos sobre experiência entre ensino, educação, diferença e território, entre tramas experimentais desmedicalizantes. A constante subordinação do saber pedagógico aos saberes da saúde, apresentando-se a prática escolar em diversos momentos medicalizante, segregatória e patologizante, encontra outros caminhos nos textos que se seguem, que evidenciam a possibilidade de uma Outra Escola, a partir dos pequenos gestos, da criação de um comum. Que seja um texto-devir desse tecido da desmedicalização da Educação, sentido na pele de educadores, gestores, professores, mediadores, profissionais de saúde, estudantes de pedagogia, psicologia e áreas afins, mães, pais, avós, entre outros.
Mês e ano de publicação: novembro de 2023
0 comentários