Sobre a Obra

A Promoção da Saúde defende que para produzirmos saúde é necessário termos capacidade de reconhecer e realizar desejos e projetos, satisfazer nossas necessidades, transformar e/ou criar mecanismos de convivência com a realidade social e ambiental. Nessa direção, saúde e qualidade de vida implicam em estarmos informados para decidir sobre os rumos singulares de nossas vidas e sobre os processos de determinação social que operam no cotidiano, associando-se à ideia de autonomia.

O exercício da autonomia, que se distancia muito de uma liberdade individualista e ilimitada, vincula-se à ampliação da nossa capacidade reflexiva frente ao bombardeio de informações que nos cercam e nos chegam, notadamente com a presença e expansão das tecnologias digitais. Daí a importância, em especial no campo da Promoção da Saúde, da literacia em saúde.

A literacia em saúde pode ser definida como a capacidade dos sujeitos em obter, compreender, avaliar criticamente e utilizar informações sobre saúde para seu próprio cuidado ou de terceiros. Ela envolve uma ampla gama de habilidades e competências, que são desenvolvidas ao longo da vida e que possuem influência de fatores demográficos, culturais, sociopolíticos e ambientais.

Com as novas e crescentes exigências de compreensão e uso de informações sobre saúde na vida cotidiana, especialmente para enfrentarmos os riscos da desinformação, é fundamental ampliar o debate acerca da literacia em saúde. Esse foi o principal objetivo da I Mostra Brasileira de Literacia em Saúde, cujas conferências e trabalhos encontram-se sistematizados neste e-book.

Mês e ano de publicação: janeiro de 2024

Organizadores: Frederico Peres da Costa, Adriana Miranda de Castro e Nicole Leão
ISBN: 978-65-5462-073-4
DOI: 10.18310/9786554620734

Compartilhe:


PDF

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *