A Atenção Básica num território em movimento: diálogos necessários sobre a política

Sobre a Obra

A obra que você tem a oportunidade de ter acesso foi produzida por servidores da rede de saúde pública do Amazonas e representa mais um dos muitos atos realizados em um território vasto e complexo e em um momento de extrema dificuldade, durante a maior crise sanitária da história do Amazonas, decorrente da pandemia de Covid-19.

O convite para a reflexão e a produção do fazer cotidiano rapidamente germinou em mais de cem servidores, sem abrir mão da assistência nesse período de crise sanitária, transformando-se numa construção coletiva de conhecimentos. Esse quantitativo de servidores autores se refere à publicação simultânea pela SESAM de dois livros: este, voltado para os territórios da Atenção Básica (AB), e outro para a articulação intrínseca entre as políticas de educação permanente em saúde e a política de humanização que está em curso no SUS-AM.

A ênfase dada à Atenção Básica (AB) nas ricas narrativas trazem a importância e o aspecto chave que a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas dá a esse nível de atenção. O contato direto com a população propiciado pela atenção básica traz a certeza de que ninguém é tão pequeno que não possa ensinar e que ninguém é tão grande que não possa aprender, uma vez que a essência do conhecimento adquirido e aprimorado nesta seara advém o diálogo e dos encontros entre as pessoas e seus saberes, em todos os tipos de territórios. Apostamos assim no forte potencial da política da atenção básica para gerar movimentos que produzam cuidados cada vez mais humanizados.

Mês e ano de publicação: junho de 2021

Organizadores: Júlio Cesar Schweickardt, Ana Karla Pimenta Noronha de Almeida, Cleudecir Siqueira Portela e Izi Caterini Paiva Alves Martinelli dos Santos
ISBN: 978-65-87180-42-7
DOI: 10.18310/9786587180427

Compartilhe:


PDF

0 comentários

Enviar um comentário



O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *