O Sistema Único de Saúde, compreendido como o maior sistema de saúde pública do mundo, desenvolve ações em diferentes perspectivas. Este livro reúne as produções de um conjunto de trabalhadores que se dedicaram a pensar sobre a experiências de desastres a partir de seus campos de prática na saúde. Os capítulos que se apesentam são produto do exercício da reflexão de diferentes atores que, a partir de uma variedade de perspectivas teórico – metodológicas, abordagens e técnicas de investigação priorizaram articular a produção em saúde às emergências vividas nestes tempos.
A proposta desta publicação, realizada pelos organizadores Cássio Andrade Machado (Técnico em Educação – GHC), Cecília Biasibetti Soster (Enfermeira – GHC) e Elisandro Rodrigues (Técnico em Educação – GHC), foi a de elaborar a experiência vivida, articulando diferentes visões e reflexividades com vistas à problematização do contexto de vida e trabalho. Este livro é resultado da cooperação construída entre atores da Residência Multiprofissional em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (COREMU/GHC) e da Associação da Rede Unida (Rede Unida), Para fins desta publicação, realizou-se uma chamada pública para seleção de textos por meio de edital público COREMU-GHC/REDEUNIDA N° 1 e 2 de 2024.
Busca-se aqui, dar visibilidade e compartilhar ações de profissionais de saúde em situações de Emergências em Saúde tendo o compromisso ético-politico de contribuir com a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) como uma política de extrema relevância para o enfrentamento dos contextos de crise.
Mês e ano de publicação: julho de 2025
0 comentários