A experiência brasileira de prevenção escolar e comunitária do uso de álcool e outras drogas: registro histórico de adaptação, implementação e avaliação entre os anos de 2013 e 2018

Sobre a Obra

O livro A Experiência Brasileira de Prevenção Escolar e Comunitária do Uso de Álcool e Outras Drogas: Registro Histórico de Adaptação, Implementação e Avaliação entre os Anos de 2013 a 2018 apresenta um conjunto de ações inovadoras de prevenção escolar e comunitária de problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Tratou-se de uma iniciativa da Coordenação de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, do Ministério da Saúde, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), que foi, em seguida, implementada, intersetorialmente, com a participação da Secretaria Nacional de Políticas sobre Droga, do Ministério da Justiça e da Fundação Oswaldo Cruz. Essas ações se deram no âmbito do “Plano de Ação e Enfrentamento ao Crack”, do qual derivou o “Programa Crack: é Possível Vencer”, com três eixos norteadores: segurança, cuidado e prevenção.

Este livro versa sobre o terceiro eixo, prevenção, que foi operacionalizado por meio da adoção de três programas internacionais baseados em evidência para implementação em escolas e serviços de proteção social básica: Unplugged, que se tornou #Tamojunto; GoodBehavior Game, que foi adaptado e tornou-se Jogo Elos; e StrengtheningFamilies, nomeado, inicialmente, de Programa Fortalecendo Famílias e, posteriormente, de Programa Famílias Fortes. Enquanto os dois primeiros foram implementados no contexto escolar, o último destinava-se a famílias usuárias dos serviços de proteção social básica. O texto busca retratar as aprendizagens acumuladas, relativas à adaptação, implementação, avaliação e fortalecimento dos três programas preventivos referidos. Esperamos que as lições aprendidas e os processos que as geraram, descritos neste livro, possam manter viva a memória desses anos de intenso trabalho, seja nos espaços de formulação de políticas públicas, gestão, implementação, ensino ou pesquisa.

Mês e ano de publicação: agosto de 2021

Organizadores: Samia Abreu, Sheila Giardini Murta, Viviane Paula Rocha e Nádia Pinheiro-Carozzo
ISBN: 978-65-87180-52-6
DOI: 10.18310/9786587180526

Compartilhe:


PDF

0 comentários

Enviar um comentário



O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *