A Matriz Africana: Epistemologias e Metodologias Negras, Descoloniais e Antirracistas

Sobre a Obra

Este segundo volume da Série Pensamento Negro Descolonial, “A Matriz Africana: Epistemologias e Metodologias Negras, Descolonial e Antirracistas”, está carregado de questões-vida que emergiram e emergem em nossa caminhada, enquanto afroativistas, intelectuais, pesquisadores e pesquisadoras na e da diáspora africana no Brasil. Com foco na Matriz Africana, esse volume se reveste de incomensurável importância, de modo que para concretizá-lo necessitamos explicitar a dialógica com os demais conhecimentos civilizacionais edificadores da sociedade brasileira.

As questões-vida emergentes nessa obra, expressam-se na seguinte problematização: o que fomos e/ou éramos (África pré-colonial); o que fizeram de nós e/ou nos tornaram (colonialismo/imperialismo); ao que poderemos voltar a ser ou vir a Ser (pós-colonialismo/decolonial). Essa problematização suleadora remete-nos a pensar, por exemplo, sobre a afroancestralidade arrolada a uma afroepistemologia e afrometodologia.

A obra apresenta produções autorais de intelectuais e pesquisadoras/es negra/os e/ou das tradições de matriz africana na diáspora, comprometidas/os com o que anunciamos enquanto pensamento negro descolonial. Sua importância se fundamenta na necessidade de propor, estabelecer e difundir produções científicas que se anunciam desde o lugar afrodiaspórico. Assinalamos, portanto, o caráter ético-estético-político deste caminhar coletivo sobre epistemologias, com ênfase em epistemologias negras, descoloniais e antirracistas e nas metodologias delas decorrentes. 

Organizadores: Míriam Cristiane Alves e Olorode Ògìyàn Kálàfó Jayro Pereira de Jesus
ISBN: 978-65-87180-32-8
DOI: 10.18310/9786587180328

Compartilhe:


PDF

4 Comentários

  1. Avatar

    Parabéns a todas pessoas envolvidas nessa luta, esse material é de extrema importância para todos! Axé e vida longa!
    Mano Amaro

    Responder
  2. Avatar

    Excelente obra. Fundamental para conhecer o Brasil profundo!

    Responder
    • Avatar

      Obra essencial! Parabéns!

      Responder
  3. Avatar

    Excelente

    Responder

Enviar um comentário



O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *