Sobre a Obra

A Atenção Primária é sabidamente o pilar de todo sistema de atenção à saúde que aspira à eficiência e à cobertura universal. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS), embora operando com um padrão de financiamento ainda restritivo, garante esse horizonte de trabalho com uma capilaridade, cobertura multidisciplinar e resultados que o tornam referência para muitas outras nações. Seu desenvolvimento depende, dentre tantos fatores, de um trabalho contínuo de diagnóstico da realidade do país, ou mais precisamente das realidades diversas do país, e da avaliação da execução de seus programas e ações. Neste ponto, entre outros, o SUS e as Universidades atuam de modo convergente e integrado. A experiência acumulada do trabalho executado no sistema público de saúde gera uma agenda de investigações para pesquisadores e a pesquisa científica realizada no âmbito das instituições acadêmicas torna-se insumo para o aperfeiçoamento das políticas públicas em diferentes contextos. Este livro consolida contribuições de estudos da Atenção Básica à Saúde no estado do Pará, conduzidos no contexto do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) por docentes, discentes e técnicos (as) da Universidade Federal do Pará (UFPA), participantes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva na Amazônia (GEPESCA/UFPA). A realidade investigada é complexa e diversa, como o território e o perfil populacional amazônicos e suas correspondentes demandas por serviços de saúde. O retrato produzido informa sobre as exigências peculiares a que estão expostos os profissionais da saúde, assim como alguns dos obstáculos frequentes ao atendimento de qualidade na região.

Nestes tempos de crise sanitária, humanitária, econômica, social sem precedentes, com mais de 620 mil mortes por Covid-19 no Brasil, em grande parte decorrentes da ação de um governo negacionista e neoliberal que promoveu a disseminação do vírus e da discórdia, debruçar-se sobre estes resultados de um trabalho dedicado ao fortalecimento do SUS é um alento.  

Mês de publicação: julho 2022

Organizadores: Carlos Leonardo Figueiredo Cunha, Eric Campos Alvarenga, Glenda Roberta Oliveira Naiff Ferreira, Károl Veiga Cabral e Naíza Nayla Bandeira de Sá - Prefácio de Ligia Giovanella
ISBN: 978-85-54329-76-1
DOI: 10.18310/9788554329761

Compartilhe:


PDF

0 comentários

Enviar um comentário



O seu endereço de e-mail não será publicado.