Aprendizagem e ferramentas colaborativas na saúde

Sobre a Obra

Esta é a terceira coletânea da série “Mediações Tecnológicas em Educação & Saúde”. Intitulada “Em mar aberto: aprendizagem e ferramentas colaborativas na saúde”, o livro marca o fechamento do profícuo ciclo de publicações decorrentes da parceria entre a Fiocruz Brasília e o Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (DEGES/SEGTES/MS), para a execução do projeto “Avaliação e Prospecção de Tecnologias Web para a Educação Permanente em Saúde”. Com tais publicações, buscamos presentar um escopo de pesquisas que permitisse avançar na compreensão dos diversos usos das mediações tecnológicas para potencializar a Política Nacional de educação Permanente em Saúde (PNEPS) no SUS, reforçando a perspectiva colaborativa no processo de aprendizagem.

No primeiro livro foi realizado um compilado de estudos que teve como objetivo conhecer o estado da arte do uso de tecnologias educacionais digitais, de modo a identificar como elas são constituídas, quais são os processos de interação e como funcionam as práticas colaborativas que possibilitam. Já o segundo volume da série foi estruturado com o propósito de mapear, sistematizar e avaliar experiências inovadoras de modelagem curricular, com a perspectiva de conhecer ferramentas e metodologias pedagógicas e identificar caminhos para o aprimoramento dos processos de aprendizagem no campo da saúde. Ambas contaram com a publicação dos resultados das pesquisas que foram realizadas no âmbito do projeto e também com textos de especialistas que se dedicam a compreender as potencialidades dos usos das tecnologias educacionais para qualificação de profissionais de saúde.

Por fim, esta terceira coletânea aborda os conceitos basilares que auxiliam e aprimoram a compreensão da aprendizagem colaborativa, considerando as idiossincrasias atinentes ao contexto em que elas são aplicadas. Busca também discutir abordagens e ferramentas, reconhecendo a dinâmica colaborativa como um como caminho para o enfrentamento dos desafios postos pela educação no contexto atual.

Mês e ano de publicação: junho de 2021

Organizadores: Francini Lube Guizardi, Evelyn de Britto Dutra e Maria Fabiana Damásio Passos
ISBN: 978-65-87180-31-1
DOI: 10.18310/9786587180311

Compartilhe:


PDF

0 comentários

Enviar um comentário



O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *