Sobre a Obra

A produção do livro, com os capítulos descritos, buscou materializar a ideia da inovação como um fazer local, superando obstáculos teóricos, metodológicos e operacionais com fazeres da gestão, da atenção, da produção das redes nos territórios e da pesquisa e formação em ato, a quente, no cotidiano. Muitas experiências dos programas de residência médica e na área profissional ilustram esse fazer a inovação no cotidiano. Não poderia ser diferente, que as residências em saúde colocam em contato os mundos da educação e do trabalho em saúde. Como placas tectônicas nas falhas geológicas (sim, que o mundo do trabalho e da educação na saúde são processos sempre abertos!) jorram desse encontro inovações, novas tecnologias, aprendizagens significativas para estudantes, trabalhadores e usuários. O encontro reinventa o território, fazendo-o ainda mais vivo.

[…] Desenvolver o trabalho no interior de serviços, redes e sistemas também é afirmar o trabalho em saúde e seus agentes como operadores dos protocolos e políticas, mas também como artífices da renovação das mesmas. E, como se sabe, o trabalho em saúde tem uma potência civilizatória para além da assistência às doenças e o cuidado aos doentes; ele faz, no cotidiano, a função de um observatório dos processos civilizatórios nos territórios em que cada ator se insere. Certo que não cabe nenhum romantismo aqui, que os agentes do trabalho em saúde não são semideuses e tampouco superiores às contradições da sociedade. Mas a inovação, como demonstrado nos diferentes textos do livro, é alcançada com dispositivos para a gestão do trabalho voltados para o cuidar da vida, para superar obstáculos e para libertar as pessoas do que as impede de andar a vida com autonomia, acessar políticas públicas que reduzem as injustiças produzidas pelos vetores de vulnerabilização que estão por toda a volta e aprender com o cotidiano.

Pois bem, uma gestão comprometida com esses mesmos valores dá intensidade e escala para a inovação, e essa é a mais evidente conclusão do que pudemos colecionar aqui. Se o fizemos, foi para que pudesse ganhar escala a leitura e, como tecnologia leve e aberta, tornar cada aspecto das tecnologias e metodologias compartilhadas aqui, agente para fecundar novas iniciativas. Por isso, ao dizermos a tradicional “boa leitura”, também convocamos a arregaçar as mangas e ativar novos fazeres para o desenvolvimento e a inovação no SUS! Estamos convictos que há potência nessa coleção de textos para alavancar outras inovações no cotidiano do SUS.

Mês e ano de publicação: dezembro de 2022

Organizadores: Italo dos Santos Rocha, Fabiano Ribeiro dos Santos, Quelen Tanize Alves da Silva e Alcindo Antônio Ferla
ISBN: 978-65-54462-018-5
DOI: 10.18310/9786554620185

Compartilhe:


PDF

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *