Sobre a Obra

O e-book Curadoria em Saúde IdeiaSUS Fiocruz: práticas de saúde fortalecendo o SUS na Paraíba é fruto da Cooperação Técnica do Programa IdeiaSUS da Fiocruz com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB),  lançado no dia 10 de dezembro, no VI Seminário Gilson Carvalho do COSEMS-PB. A publicação resulta do trabalho da curadoria em saúde com nove práticas do estado da Paraíba e contou com a participação como organizadores de Claudia Beatriz Le Cocq D’ Oliveira e Marta Gama de Magalhães do IdeiaSUS Fiocruz, André Luis Bonifácio de Carvalho e Gabriela Barrreto Soares da Universidade Federal da Paraíba e de Soraya Galdino de Araújo Lucena e Ana Carolline Carvalho de Melo Santos, respectivamente Presidente e Secretária Executiva do COSEMS Paraiba.
O processo da Curadoria em Saúde foi desencadeado em agosto de 2019 com a realização da 10ª Roda de Práticas do IdeiaSUS durante o IV Congresso de Secretarias Municipais de Saúde na comemoração dos 30 anos do COSEMS Paraíba e do SUS. Participaram dessa agenda as experiências premiadas durante a ” Mostra Paraíba aqui tem SUS ” realizada em abril de 2019, dos municípios de João Pessoa; Campina Grande, Rio Tinto, Queimadas, Esperança, Barra de Santana, Santa Luzia e Tenório, que em conjunto, congregam uma população de 1.353.720 habitantes e o que corresponde a 34% da população do Estado. Os referidos municípios encontram-se em 06 das 16 regiões de saúde e apresentaram experiências envolvendo diversos temas ligados à intervenção ambiental, gestão em saúde, tecnologia da informação, atenção primária, vigilância em saúde, ações afirmativas, práticas integrativas e de promoção da saúde. Além disso, a Curadoria em Saúde IdeiaSUS possibilitou o desenvolvimento do Projeto de Extensão junto aos alunos da graduação da área de saúde da UFPB, como um rico processo de formação para o SUS.
No seu propósito de fomentar a gestão do conhecimento, a Plataforma IdeiaSUS Fiocruz desencadeou o processo de Curadoria em Saúde, que se apresenta como o ato de apoiar e acompanhar práticas de saúde através dos seus gestores e equipes envolvidas, convidando-as a aderirem a um processo de reflexão crítica sobre o seu trabalho no cotidiano do SUS municipal.
Viva o SUS!!!!!

Mês e ano de publicação: dezembro de 2021

Organizadores: Claudia Beatriz Le Cocq D’Oliveira, Marta Gama de Magalhães, André Luís Bonifácio de Carvalho, Gabriella Barreto Soares, Soraya Galdino de Araújo Lucena e Ana Carolline Carvalho de Melo Santos
ISBN: 978-65-87180-82-3
DOI: 10.18310/9786587180823

Compartilhe:


PDF

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *