Desde 1984, o Movimento de Cidades Saudáveis pensa e desenvolve estratégias acerca da saúde urbana e as relações saúde e ambiente, colocando as cidades e os governos locais no centro da cena para a produção de saúde e de equidade.
No Brasil, para ampliar a incidência político-institucional e o engajamento dos movimentos sociais, em 2021, nasceu a Rede Colaborativa de Municípios, Cidades, Comunidades e Territórios Saudáveis e Sustentáveis. Um espaço de livre adesão e de compartilhamento de projetos, experiências, modelos de gestão, conhecimentos e tecnologias que tornem as cidades cada vez mais inclusivas, seguras, resilientes, sustentáveis e saudáveis.
Cidades são diversas! Cada cidade é uma teia complexa de relações, memórias e lugares que a constituem e constituem as pessoas que aí vivem. Por isso, nossa aposta na composição desse livro foi a heterogeneidade, trazendo diferentes abordagens para cuidar das cidades.
O presente livro é um esforço para reunir e sistematizar abordagens e experiências de municípios saudáveis e sustentáveis das diferentes regiões brasileiras para subsidiar gestores de políticas públicas e movimentos sociais. Não desejamos esgotar debates nem oferecer soluções prontas, mas ampliar movimentos de cuidado e bem-viver em nossas cidades.
A cidade do futuro e o futuro das cidades é resultado de um agir coletivo, “existe como realidade concreta e está ao mesmo tempo em processo de transformação. […] O fato acabado é pura ilusão.” (Santos, 2005, p.45).
Mês e ano de publicação: setembro de 2025
0 comentários