Conselhos Municipais de Porto Alegre: Histórico e desafios na gestão democrática da cidade

Sobre a Obra

Este livro foi concebido no contexto da revitalização  do Fórum Municipal dos Conselhos da Cidade de Porto Alegre (FMCC), o qual  buscou articular os conselhos de forma sistemática, desencadeando várias ações em prol do seu fortalecimento. Em 2018, o FMCC desenvolveu um seminário de planejamento participativo, uma pesquisa sobre a situação dos conselhos e um seminário de formação, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nesse seminário, os conselhos puderam debater a conjuntura, as potencialidades e dificuldades de sua atuação como órgãos de controle social.
Essa profícua parceria com a Universidade e a mobilização da maioria dos conselhos foram materializadas no presente livro, como instrumento de sistematização dos modos de atuação, das dificuldades e desafios, dos projetos e das potencialidades políticas dos conselhos da cidade. Este livro apresenta o registro das ações, as competências, as particularidades de cada conselho, ao mesmo tempo em que retrata o trabalho que o FMCC vem desenvolvendo nos últimos anos, buscando vincular os conselheiros e outros atores da cena política da cidade.
Com o objetivo de disponibilizar um material que tornasse acessível o histórico e as especificidades de cada colegiado, este livro alçou mão de um empolgante e exitoso trabalho de produção textual junto aos conselhos da cidade, conduzido por membros do Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento (GPACE/UFRGS), que se dividiram para assessorar os coletivos na elaboração dos capítulos.
Foi um processo muito bem sucedido, que resultou na elaboração de dezenove capítulos, cada um correspondente ao relato de um conselho, além de reflexões do FMCC, discutindo o percurso recente de mobilização e articulação destes atores, e um capítulo analítico, escrito por pesquisadores do GPACE, que analisaram os dados produzidos pelas pesquisas, pelas oficinas e pelos processos de escrita desencadeados para a construção deste livro. Todo o trabalho de revisão e composição foi construído coletivamente com a contribuição dos atores envolvidos, o que expressa a força do trabalho coletivo.

Mês e ano de publicação: julho de 2021

Organizadores: Mirtha da Rosa Zenker, Marcelo Kunrath Silva, Isabel Letícia Pedroso de Medeiros, Frederico Viana Machado, Brenda de Fraga Espíndula, Carla Michele Rech, Felipe da Luz Colomé e Ivan Daniel Müller
ISBN: 978-65-87180-54-0
DOI: 10.18310/9786587180540

Compartilhe:


PDF

0 comentários

Enviar um comentário



O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *