Sobre a Obra

O livro “Educação na saúde como inovação: a experiência capixaba de fortalecimento do Sistema Único de Saúde”, constitui-se como um mosaico de experimentações no campo da saúde que utiliza a educação como um dispositivo potente de transformação das práticas e dos serviços no estado do Espírito Santo. Busca visibilizar os trabalhos realizados no âmbito do “Programa de Educação Permanente em Saúde para o desenvolvimento de capacidades docentes aos trabalhadores do sistema estadual de saúde do Espírito Santo”, uma iniciativa exitosa de produção crítica dos profissionais de saúde. 

A educação na saúde, como é apresentada neste livro, é uma estratégia de produção de autonomia, de pensamento crítico, de subjetividade e que possibilita agenciamentos para superar as adversidades que emergem dos serviços e práticas de saúde. Trata-se, portanto, de uma educação libertadora e criativa, que convoca os trabalhadores da saúde a inovar, a romper com a lógica prescritiva e protocolar – tão comum nos serviços -, rumando para ações mais integrais e resolutivas.

Assim, convidamos a visitar as experiências retratadas, cujo caminho narrativo é próspero de saberes que nos provocam a promover práticas de cuidado mais equânimes e integrais. Boa leitura!  

Mês e ano de publicação: janeiro de 2023

Organizadores: Fabiano Ribeiro dos Santos, Italo dos Santos Rocha, Jaqueline Miotto Guarnieri e Roger Flores Ceccon
ISBN: 978-65-5462-025-3
DOI: 10.18310/9786554620253

Compartilhe:


PDF

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *