Sobre a Obra

Após um longo e acidentado percurso, perfilado pelas repercussões de um período pandêmico (uma situação de crise planetária), coloca-se à disposição essa coletânea de escritos produzidos a partir do convite para compartilhar experiências de atenção a pessoas em situação de crise, na perspectiva da Atenção Psicossocial, em territórios do semiárido nordestino, mais especificamente, no Vale do Médio São Francisco.

Este livreto, chamado assim por intuito afetivo e jamais por uma avaliação de sua qualidade ou mesmo tamanho, ganhou um nome que busca expressar seu eixo de sustentação: a (re)afirmação da potência do encontro para produzir caminhos de abertura e de expansão de vida na produção do cuidado – Encontro e acolhimento em territórios vivos: narrativas para repensar tecnologias de cuidado a pessoas em crise na Atenção Psicossocial

Trata-se de uma produção coletiva, visceralmente polifônica, germinada a partir do desejo compartilhado de fazer circular outras narrativas e vozes em torno do cuidado a pessoas em situação de crise. Assume-se como um fruto de agenciamentos coletivos diversos, em um país em que as atualizações da colonização sofrida (e jamais devidamente reparada) são vívidas, inclusive nos modos de pensar e produzir saúde. Destaca-se, assim, sua intencionalidade de contribuir para reposicionar ou mesmo extrapolar a captura do campo da saúde pela racionalidade biomédica, reconhecendo seus limites e efeitos iatrogênicos, especialmente em um contexto contemporâneo, marcado brutalmente pela medicalização da vida. 

Como destacado por Sandra Fagundes, no prefácio do livreto: “No correr dos contos, como no Grande Sertão Veredas, de Guimaraes Rosa, a vida embrulha tudo. A vida é assim, esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O cuidado em liberdade, o que requer é ancoragem: suporte para o insuportável, impensável, indizível e para a potência”.

Desejamos uma degustação instigante e promotora de bons encontros…

Mês de publicação: outubro 2022

Organizadores: Barbara E. B. Cabral, Carla Thamires de Sousa Marques, Gabriela da Silva Barros, Geovan Cardoso dos Santos, Laila Angélica de Lima Bastos, Lorena Silva Marques e Nathália Xavier Lima
ISBN: 978-85-54329-89-1
DOI: 10.18310/9788554329891

Compartilhe:


PDF

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *