Esta obra representa a colheita da experiência vivida no nordeste do Brasil envolvendo, mais especificamente, os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte, provocados por um processo formativo de Especialização e Aperfeiçoamento em Educação Popular e Promoção de Territórios Saudáveis na Convivência com o Semiárido realizado entre os anos de 2018 e 2019.
Os autores e as autoras apresentam reflexões extraídas dos trabalhos de conclusão de curso, trazendo em sua escrita, uma rica produção de conhecimento que emergiu de experiências existentes nos territórios e movimentos aos quais pertencem.
Traz a originalidade de revelar e referendar sujeitos populares se reconhecendo autores e sujeitos sociais da produção de conhecimento, protagonizando o movimento de uma autoralidade coletiva. Revela, ainda, aprendizados que referenciam os princípios da educação popular com saberes que se produzem de modo sentipensante como já provocava Fals Borda. A originalidade também se presentifica na expressiva produção acerca da arte como espaço, modo, caminho de produção de conhecimento, de fortalecimento da participação popular e comunitária e como abordagem pedagógica problematizadora, crítico- reflexiva e criativa.
A arte aqui compreendida como linguagem natural do humano (Ostrower, 1977) e como espaço de educabilidade que articula o mundo vivido (Linhares, 2003; Dantas, 2020), em suas multidimensionalidades se coloca em diálogo com os processos de cuidado e desponta, também, como modo de produção de conhecimentos, articulando experiências coletivas sem descuidar das subjetividades e vai se desvelando também como cuidado. Ao entrelaçar os temas da arte, cultura e saúde os escritos deste volume nos convidam a coracionar o cuidado com a vida. Aqui referenciamos Guerrero Arias (2010) que fala do coracionar, como possibilidade de recuperar a importância da sensibilidade, a afetividade nos processos de produção de conhecimento.
Este volume se organiza considerando temas que se entrelaçam mas necessitam de um olhar cuidadoso para as singularidades que trazem em suas essências. Desse modo, esta obra tem duas Seções, a saber:“A Arte e sua Multidimensionalidade: coracionando o cuidado com a vida” na seção I e “Cultura e Cuidado: diálogos, afetos e reflexões” na seção II.
Esperamos que as reflexões aqui produzidas sejam fertilizadoras de novos aprendizados e possam ser provocativas de outras possibilidades de construção compartilhada de conhecimentos que gerem rebeldias necessárias e apontem inéditos viáveis para a produção de conhecimentos que rompam com as colonialidades, produzam novas e profícuas autoralidades ancoradas na solidariedade e na cooperação.
Mês e ano de publicação: julho de 2024
0 comentários