Sobre a Obra

 A coletânea “Gestão do trabalho nas redes: aprendizagens no desenvolvimento do Sistema Único de Saúde no Espírito Santo”, tem o objetivo de compartilhar os trabalhos realizados no Projeto intitulado “Programa de Educação Permanente em Saúde para o desenvolvimento de capacidades docentes aos trabalhadores do sistema estadual de saúde do Espírito Santo”. Tal projeto constitui uma experiência exitosa que envolveu múltiplos ciclos formativos e possibilitou a produção crítica e protagonista dos trabalhadores. Assim, a coletânea nos apresenta um pouco do cotidiano da Gestão do trabalho e das redes em saúde produzidas – e desejadas – em território capixaba.

A partir das múltiplas experiências, as quais perpassam os três níveis de atenção, revelando caminhos inovadores e criativos da Gestão do Trabalho em rede no Espírito Santo, percebe-se o trabalho como um processo vivo, caracterizado por trocas, corresponsabilização e esforços coletivos, capaz de resultar em comprometimento e ganhos mútuos. As narrativas advindas do cotidiano do fazer saúde apontam a relevância da valorização do trabalhador da saúde e do seu trabalho, subsidiando debates acerca dos espaços de discussão e negociação das relações e condições de trabalho em saúde, oportunidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores, dentre outras ações as quais resultam na análise crítica intrínseca para a qualificação do processo de trabalho. 

É a partir desses elementos que convidamos você, caro leitor, a visitar as experiências de Gestão do Trabalho no SUS capixaba. Prometemos um percurso narrativo repleto de potencialidades que nos provocam a pensar em redes de saúde inclusivas, equânimes e integrais, a partir de uma teia que envolve trabalhadores, usuários, gestão, ensino e controle social, todas e todos comprometidos com processos justos e éticos em defesa da vida. 

Boa leitura! 

Mês e ano de publicação: janeiro de 2023

Organizadores: Fabiano Ribeiro dos Santos, Italo dos Santos Rocha, Jaqueline Miotto Guarnieri e Virgínia de Menezes Portes
ISBN: 978-65-5462-028-4
DOI: 10.18310/9786554620284

Compartilhe:


PDF

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *