Sobre a Obra

A ideia de produzir um Guia para e com as parteiras tradicionais da
Amazônia, surgiu da necessidade de produzir um material didático para uso das parteiras nos seus territórios. Esse material foi produzido com elas (por elas), no território.
Estamos falando de um conteúdo que também considere o fazer local de cada parteira e, especialmente, as especificidades geográficas regionais da Amazônia, como as comunidades mais distantes e indígenas, cujo acesso se dá somente pelos rios, por meio de embarcações, e onde não há cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS). […]
O Guia foi construído com a participação das parteiras,
por meio de encontros presenciais, durante a execução do Projeto Redes Vivas e Práticas Populares de Saúde: Conhecimento Tradicional das Parteiras e a Educação Permanente em Saúde para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde da Mulher no Amazonas. […]
É importante ressaltar que todo o conteúdo do Guia, inclusive no aspecto da linguagem utilizada nos textos, foi submetido e validado pelas parteiras. Entendemos que por ser um Guia para elas, é essencial que se reconheçam nele. Importa também ressaltar que o saber acadêmico científico comparece para fortalecer o saber tradicional, ancestral, que passa de geração em geração.
Distribuído em quatro partes, o Guia aborda temas que vão desde o movimento das parteiras, o que e como fazem seu trabalho, até os sistemas reprodutivos, o trabalho de parto, os cuidados com mãe e bebê, o funcionamento da Rede de Atenção, as  orientações à gestante, as recomendações às parteiras tradicionais e a inserção do trabalho delas nas equipes de saúde.
Esperamos por fim que o material alcance seu objetivo de auxiliar e atualizar as parteiras tradicionais quanto à prevenção, aos cuidados e até mesmo em relação à legislação, seja de amparo à parturiente ou de reconhecimento à própria profissão de parteira.
Boa leitura!

Mês e ano de publicação: julho de 2023

Organizadores: Júlio Cesar Schweickardt, Camila Pimentel Lopes de Melo, Inna Silva de Moraes e Lupuna Corrêa de Souza
ISBN: 978-65-5462-033-8
DOI: 10.18310/9786554620338

Compartilhe:


PDF

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *