Histórias não registradas em prontuários: sob o olhar dos usuários 

Sobre a Obra

Esta obra traz o relato de uma experiência desenvolvida entre os anos de 2020 e 2021, realizada a partir da discussão da Relação Médico(a)-Paciente-Usuário(a) na disciplina Propedêutica Médica do curso de Medicina do Centro Multidisciplinar UFRJ – Macaé, utilizando para isso uma Metodologia Ativa de Ensino-Aprendizagem (MAEA), construída a partir da perspectiva biopsicossocial de sujeito e de saúde.

Através de narrativas que foram apresentadas em sessões tutoriais e das discussões que se desdobraram nessa disciplina, o(a)s discentes criaram ressonância com histórias reais sobre experiências positivas e negativas de atendimentos médicos, que o(a)s ajudaram a construir a ideia de médicos e médicas que ele(a)s gostariam de ser e, sobretudo, daquele(a)s que ele(a)s não gostariam de ser. Por fim, as narrativas escritas pelo(a)s estudantes deram origem a uma coletânea, organizada neste livro “Histórias não registradas em prontuários: sob o olhar dos usuários”.

Não é novidade que a formação médica no Brasil passa por um debate sobre a necessidade de ultrapassar sua raiz biomédica. Atualmente, diversas faculdades de medicina vêm propondo reformas em suas matrizes curriculares na tentativa de formar profissionais alinhados com uma perspectiva biopsicossocial de sujeito e de saúde, por isso a importância de discutir a relação médico(a)-paciente-usuário(a).

Mês e ano de publicação: junho de 2022

Organizadores: Alessandra Aniceto Ferreira de Figueirêdo, Mônica Gomes de Andrade e Ramon Reis dos Santos Ferreira
ISBN: 978-85-54329-82-2
DOI: 10.18310/978-8554329822

Compartilhe:


PDF

0 comentários

Enviar um comentário



O seu endereço de e-mail não será publicado.