Sobre a Obra

No mês de março de 2020, quando o Brasil começou a implementar medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, um estado profundo de perplexidade tomou conta da população. Nesse contexto, foi criado o site AntropoLÓGICAS Epidêmicas com o objetivo de difundir produções acadêmicas e não acadêmicas relacionadas à pandemia. Uma das seções deste site tinha como título IMAGINAÇÃO político-viral e acolheu trabalhos que não se enquadram nos formatos mais habituais da produção acadêmica, como contos, crônicas, poesias, vídeos, entrevistas, montagens multimídia etc. A ideia de “imaginações político-virais” diz respeito a um mundo por vir e, ao mesmo tempo, às maneiras de experimentar e compor o presente.

Neste livro, publicamos trabalhos selecionados desta seção e que expressam a vertigem dos primeiros meses da pandemia e se destacam pela criatividade e impacto estético. Os textos não foram revisados para manter a forma exata de como foram concebidos naquele momento e as autoras foram convidadas a escreverem um “pós-escrito” comentando seu trabalho três anos depois.

Neste mundo fora de equilíbrio e acelerado, foi bastante prazeroso acolher e incentivar a liberdade de criação em meio às novas experimentações do tempo. Esperamos que este livro contribua com memórias afetivas que expressam um momento histórico marcante, mas sobretudo que enseje mais exercícios de liberdade no cotidiano e novas imaginações político-virais que ensaiem a construção de um mundo mais justo e alegre.

Mês e ano de publicação: maio de 2023

Organizadores: Nathália dos Santos Silva, Frederico Viana Machado, Handerson Joseph e Vi Grunvald
ISBN: 978-65-5462-044-4
DOI: 10.18310/9786554620444

Compartilhe:


PDF

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *