Sobre a Obra

Este manual destina-se a informar gestores públicos, profissionais e agentes comunitários acerca do processo de implementação do Programa Famílias Fortes, um programa preventivo cuja finalidade é favorecer a qualidade da relação familiar e prevenir problemas decorrentes do abuso de substâncias em adolescentes.

A implementação do Programa Famílias Fortes foi iniciada pela Coordenação de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde em 2013 e, posteriormente, realizada em conjunto com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) e operacionalizada pela Fundação Oswaldo Cruz. Entre 2015 e 2020, a SENAD fomentou um estudo conduzido pela Universidade de Brasília com o objetivo de avaliar a efetividade, qualidade da implementação e validade social do Programa Famílias Fortes em quatro estados da região Nordeste do Brasil, que gerou diversos produtos, dentre os quais o presente manual.

Assim, as diretrizes para implementação do Programa Famílias Fortes ora descritas derivam de dados de pesquisa, experiência prática e teoria. São consideradas barreiras e facilitadores contextuais e providas diretrizes para gestores, profissionais e agentes comunitários a fim de facilitar a preparação do contexto para receber o Programa Famílias Fortes e maximizar as chances de êxito no processo de implementação.

Este manual está organizado em duas partes. A primeira parte é conceitual e discute o que é prevenção, descreve a prevenção baseada na família e apresenta o Programa Famílias Fortes. A segunda parte é prática e descreve como o Programa Famílias Fortes pode ser implementado, desde sua entrada no espaço ao qual se destina, passando pela mobilização dos atores interessados na comunidade, a preparação dos facilitadores, o recrutamento das famílias, a organização da logística da execução, a execução do Programa Famílias Fortes propriamente dita, até o planejamento de sua continuidade. A segunda parte apresenta ainda ferramentas de apoio e leituras sugeridas.

Mês de publicação: agosto 2022

Organizadores: Sheila Giardini Murta, Ingrid Gomes Abdala, Vanessa Soublin de Vasconcellos, Mariana Russo Voydeville Damasceno, Viviane Paula Santos Rocha, Larissa de Almeida Nobre-Sandoval e Maria do Socorro Mendes Gomes
ISBN: 978-85-54329-78-5
DOI: 10.18310/9788554329785

Compartilhe:


PDF

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *