Sobre a Obra

Este livro contempla reflexões de vivências da produção da dissertação – mestrado acadêmico – no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGCol), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apresentada em janeiro de 2020. Acompanha parte das arguições realizadas, na ocasião, pelos membros da banca de avaliação, finalizando com uma “réplica” aos argumentos dos três docentes.

Trata-se de um trabalho de mapeamento da trajetória de um serviço regional de saúde gaúcho, pertencente ao Sistema Único de Saúde (SUS). Nele se revela um trânsito entre a arte e a escrita acadêmica que caracteriza a expedição cartográfica empreendida entre 2011 e 2019. O objetivo foi apresentar a possibilidade de produzir conhecimentos e aprendizagens em ato, a partir do mapeamento referido.

Metodologicamente seguiu as pistas da cartografia: o rastreio, o toque, o pouso e o reconhecimento atento; assim descreveram-se cenas, fatos e acontecimentos daquele período. Foram revelados tensionamentos nos modos como o trabalho se organiza e nas relações que as pessoas estabelecem entre si e com o trabalho, traduzidos em pistas que fazem emergir registros autorais da escuta do cotidiano, tendo como referência o campo de conhecimentos e de práticas da Saúde Coletiva.

Organizadores: Eliana Sandri Lira, Izabella Barison Matos e Alcindo Antônio Ferla
ISBN: 978-65-87180-28-1
DOI: 10.18310/9786587180281

Compartilhe:


PDF

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *