Sobre a Obra

A obra Promoção da Saúde e Prevenção de Agravos à Saúde: Diálogos de Norte a Sul é fruto de um processo de trabalho colaborativo entre a Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde (BRAPEP), a Associação Brasileira da Rede Unida e o Grupo Temático de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (GT PS & DS – ABRASCO).

O livro é composto por 16 capítulos organizados em seis seções: Diálogos Inter-regionais; Diálogos com o Norte; Diálogos com o Nordeste; Diálogos com o Centro-oeste; Diálogos com o Sudeste e Diálogos com o Sul. É notável, em cada uma destas seções, a robustez e relevância social das práticas e pesquisas, fortemente alicerçadas em metodologias qualitativas, articuladas a diferentes temas transversais e eixos operacionais da promoção da saúde e prevenção de agravos à saúde, bem como a movimentos e políticas diversas. Dentre os movimentos, destacam-se o Movimento por Municípios, Cidades e Comunidades Saudáveis; Movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais; e o Movimento das Universidades Promotoras de Saúde. Dentre as políticas, incluem-se a Política Nacional de Promoção da Saúde, Política Nacional de Atenção Básica, Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Política Nacional de Assistência Social, Política Nacional de Educação Ambiental e Política Nacional de Humanização.

Os textos convidam ao fortalecimento de redes de pesquisadores, gestores, profissionais e interessados no campo da promoção da saúde e prevenção de agravos à saúde. A leitura encoraja, ainda, o investimento na produção, disseminação e uso do conhecimento em cada um destes campos, mas também no ponto em que ambos os campos se interligam, se conectam e dialogam. 

Organizadores: Sheila Giardini Murta, Maria Inês Gandolfo Conceição, Cristineide Leandro-França, Ronice Franco de Sá, Larissa de Almeida Nobre-Sandoval e Larissa Polejack
ISBN: 978-65-87180-24-3
DOI: 10.18310/9786587180243

Compartilhe:


PDF

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *