Redecin Brasil: o cuidado na rede de atenção à pessoa com deficiência nos diferentes Brasis

Sobre a Obra

Ao longo de quase cinco anos, pesquisadores de oito estados brasileiros se debruçaram sobre o processo de implantação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPCD) por meio da condução do projeto de pesquisa “Avaliação da Rede de Cuidados Integral à Pessoa com Deficiência no SUS – Redecin Brasil”, aprovado na Chamada CNPq/MS/SCTIE/DECIT/SAS/DAPES/CGSPD Nº. 35/2018, e este livro é um dos produtos desse trabalho coletivo e colaborativo.

Esta obra parte do desejo do grupo de pesquisa Redecin Brasil de contribuir para o debate sobre a RCPCD, bem como de colaborar com os processos formativos dos profissionais que atuam nessa Rede. Assim, o livro tem como principal objetivo apresentar a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência a partir dos resultados da pesquisa. 

A obra está organizada em três seções. Na primeira seção, busca-se apresentar uma concepção teórica acerca do tema, apresentando aspectos relacionados ao resgate histórico, organização da rede, formação de recursos humanos e luta pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Na segunda seção do livro é realizada a apresentação desde a construção do projeto Redecin Brasil aos resultados alcançados na trajetória de condução deste projeto. Na última seção, dentro do lema “nada sobre nós, sem nós”, o livro traz a visão de pessoas com deficiência sobre o controle social, o cuidado em saúde e o capacitismo, e a saúde da mulher com deficiência. 

O projeto foi realizado em oito estados: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul e São Paulo, tendo, assim, representantes das cinco regiões geográficas do país. Considerando as especificidades da rede em cada território, o livro apresenta alguns resultados relativos a cada estado, no intuito de dar visibilidade às diferenças e à diversidade que fazem a realidade dos diferentes Brasis.

A partir dos olhares multifacetados dos atores envolvidos na pesquisa e na construção dessa obra, esperamos que a leitura possa contribuir com a ampliação do olhar e do conhecimento de trabalhadores, gestores e pesquisadores acerca do cuidado à saúde da pessoa com deficiência. E que, de maneira integrada, todos possamos lutar pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência e pelo financiamento justo e adequado ao SUS, sobretudo para o fortalecimento e avanço da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

Mês de publicação: agosto 2022

Organizadores: Kátia Suely Queiroz Silva Ribeiro, Arthur de Almeida Medeiros e Silvia Lanziotti Azevedo da Silva
ISBN: 978-85-54329-72-3
DOI: 10.18310/9788554329723

Compartilhe:


PDF

1 Comentário

  1. Patricia

    Parabéns

    Responder

Enviar um comentário



O seu endereço de e-mail não será publicado.