Sobre a Obra

O nome do livro “Trançar, Destrançar e Tecer na Dança e no Canto – Práticas da Medicina Indígena na Amazônia” foi inspirado na oficina que realizamos com as lideranças femininas do Território Guajajara, Terra Indígena Araribóia, no Maranhão, que muitos dançam e cantam, mas também trançam, destrançam e tecem suas vidas numa grande quantidade de práticas.
Esta publicação é um resultado de uma ampla rede de organizações que se dedicaram a mobilizar, engajar e qualificar diferentes atores e comunidades envolvidas. Nesta caminhada aprendemos que a medicina indígena traz consigo os conhecimentos, as histórias e visões de mundo de diferentes povos. As casas, aldeias, montes, rios, cavernas são lugares de morada dos “espíritos”, que são acionados pelos especialistas, através dos cantos, danças e rituais para a cura, cuidado e proteção.
Os povos indígenas acionaram suas medicinas para enfrentar o vírus da covid-19, especialmente num período de negação da ciência e da necropolítica, realizaram ações de proteção das pessoas e da comunidade, promovendo uma luta coletiva com barreiras metafísicas e físicas para mitigar a morte dos indígenas.
O contato com os diferentes especialistas indígenas nos territórios da Amazônia mostrou que não operam apenas com noção de corpo biológico e ataque de vírus nas pessoas. Antes, entendem que as doenças são provocações por seres que habitam nos outros domínios, as doenças viajam pelas correntes de ar e hospedam nos corpos das pessoas. Portanto, para entender as práticas indígenas de cuidado com a saúde e cura, é necessário descolonizar o pensamento e os conceitos que foram forjados ao longo da história para traduzir os conhecimentos das várias medicinas indígenas.
No livro temos encontros, conversas depoimentos, relatos sobre direitos, plantas, banhos, defumação, comidas, cantos e danças que se fazem práticas nos territórios indígenas da Amazônia.
Boa viagem pelas palavras!

Mês e ano de publicação: agosto de 2023

Organizadores: Júlio Cesar Schweickardt e João Paulo Barreto
ISBN: 978-65-5462-068-0
DOI: 10.18310/9786554620680

Compartilhe:


PDF

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *