Sobre a Obra

Da arte do viver à arte de estar pesquisando com crianças. O que podem as crianças de terreiro? Que infâncias permeiam este território? Por onde se movimentam as culturas infantis de terreiro? Quem são partícipes dessas culturas e como inscrevem suas marcas e grafias nas infâncias afrodiaspóricas?

O quinto volume da Série Pensamento Negro Descolonial, “Culturas Infantis de Terreiro: agenciando memórias, histórias e narrativas”, visa provocar aberturas para novos imaginários sobre as infâncias; produzir fissuras nos lugares por onde perpassam os estudos sobre crianças e infâncias, num Brasil que pouco se reconhece como forjado por tradições e culturas de matriz africana; provocar deslocamentos em conceituações aprisionadas e mumificadas em uma infância universal, branca, colonizada. Importa destacar que a infância, por si só, é uma referência de incômodo ao que está estabelecido e definido no mundo adultocêntrico. Incômodo que é ampliado quando tratamos de infâncias de terreiro e negras.

Trata-se de uma coletânea cuja arte-ciência abre caminhos e nos desafia a novas leituras de mundo crianceiras, em imagens, sons e palavras. Um percurso que se dobra ao ventre da tradição de matriz africana e que nos convoca às possibilidade de estudos e pesquisas que apostam nos espaços-vividos-revividos pela primeira infância de terreiro; que se desafia à construção de novos modos de evidenciar as concepções de infâncias experienciadas nas comunidades tradicionais de terreiro – seja nas suas utopias de existir, nas fabulações sobre a vida ou na luta por políticas públicas que considerem a pluriversidade ontológica do ser criança em nossa sociedade.

Seja bem vinda e bem vindo a modos de criançar a vida e a pesquisa. Sinta-se na dança, no riso, no desenforme infantil do ser e estar no mundo. Ao longo da leitura, permita-se criançar e apre(e)nder os (des)caminhos da infância.

Mês e ano de publicação: dezembro de 2022

Organizadores: Míriam Cristiane Alves e Rita Medeiros
ISBN: 978-65-5462-020-8
DOI: 10.18310/9786554620208

Compartilhe:


PDF

7 Comentários

  1. Rosana domicio dos Santos

    Boa noite adorei ler sobre a cultura de terreiro infantil para pela iniciativa..

    Responder
  2. Alessandra Baptista

    Tenho uma criança de terreiro em casa, aprendo c ela tds os dias.
    No que eu puder contribuir, te aviso.

    Responder
  3. Beth Cruz

    Que Odara esse projeto! A cultura dos nossos povos precisa sempre ser regada e exposta para todes Prbs Axé

    Responder
  4. Viviane Ache Cancian

    Consigo o contato das organizadoras Míriam Cristiane Alves e Rita Medeiros do ” Culturas Infantis de terreiro”?

    Responder
  5. emersonmayk2.0 santos

    A versão epub não aparece para download. Quando clico no botão basicamente atualiza a página.

    Responder
    • Secretaria Rede Unida

      Versão disponível somente na versão PDF.
      Biblioteca virtual versão EPUB encontra-se em manutenção.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *